FTT - Futebol de Todos os Tempos

ENTREVISTAS COM EX JOGADORES, TECNICOS, DIRETORES E PESSOAS LIGADAS AO FUTEBOL QUE CONTRIBUIRAM DE ALGUMA FORMA PARA QUE PUDESSEMOS CONHECERMOS UM POUCO MAIS DA HISTORIA DO FUTEBOL BRASILEIRO E MUNDIAL.

sábado, 6 de março de 2010

Esquadrão Inesquecivel - SÃO PAULO 1986

"Não se reprima..." Menudos, um grupo de garotos de Porto Rico, foi uma verdadeira febre que invadiu o Brasil no começo dos anos 80. Na mesma época, o São Paulo reformulava o seu elenco. Jogadores experientes como Serginho Chulapa, Zé Sérgio, Humberto, Waldir Peres e Paulo César Capeta deixaram o Morumbi. Cilinho assumiu o posto de treinador.

O time começou então a ser formado com a ótima base do São Paulo campeão paulista de 1985.

Gilmar; Zé Teodoro, Oscar, Dario Pereyra, Nelsinho; Márcio Araújo, Silas, Falcão; Muller, Careca, Sidnei este foi o time que venceu brilhantemente o campeonato em 85.



Em pé: Fonseca. Gilmar. Basilio. Dario Pereyra e Bernardo.
Agachados:Muller. Silas. Careca. Pita e Sidney

E com ele surgiram jovens atletas. O técnico decidiu apostar nos novatos. Muller, Silas, Sidney, Vizolli, Newton, Márcio Araújo, entre outros, ganharam chance no time principal. No comando do ataque estava Careca, revelado pelo Guarani. Pita, que se destacou no time Meninos da Vila, também chegou para reforçar o clube.A receita de Cilinho deu certo. Os novatos vingaram. Encantaram a torcida tricolor. E com eles em grande fase o São Paulo conquistou o Paulistão de 1985 (venceu a Portuguesa de Edu Marangon, Toninho, Toquinho, Luís Pereira e companhia) na final.
É verdade que não estavam sozinhos. Müller, Silas e Sidney, lançados poucos anos antes do título que se anunciava desde o início da década, tinham companheiros de luxo: a fantástica dupla de zaga formada por Oscar e Darío Pereyra, o veterano Falcão, o experiente Pita, que já havia sido maestro do Santos... Pode-se dizer que não teriam conquistado o título brasileiro sozinhos, mas também é inegável que os "velhinhos" não alcançariam o mesmo sucesso sem o auxílio da voluntariosa garotada.



Muller, Silas, Cilinho,Pita, Sidney e Careca

O São Paulo vinha de um início de década promissor, soube reconhecer uma boa safra, aprimorar o ponto forte de cada um, como a velocidade de Sidney, a visão de jogo de Silas, e tantos outros que Müller possuía, e dar início a um time vencedor. A conquista do título brasileiro de 1986, nos primeiros meses de 87 (coisas do futebol nacional), foi a consagração definitiva. Pepe, aniversariante do dia da decisão, herdou um time bem formado, com jogadores bem formados. Teve humildade de não substituir seu sucessor, apenas sucedê-lo.
 
Nos anos 80, , Muller, Silas e Sidney despontaram para marcar época no São Paulo. Os garotos bicaram o adjetivo que habitualmente persegue as revelações, até mesmo as mais talentosas, e esbanjaram personalidade..Dizer que o Tricolor teve sorte em ter uma safra tão promissora é ignorar a competência dos que, à época, lançaram os garotos. Cilinho era o homem certo na hora certa. Não havia métodos revolucionários, como muitos, inclusive o próprio, pregaram por aí. Houve sensibilidade para pinçar os valores corretos e trabalhar adequadamente com eles.





Careca fez o gol que levou o tricolor a vencer o seu ex-clube e se sagrar campeão Brasileiro de 86

Então experiente, Cilinho soube extrair o melhor de cada um de seus menudos. A mescla com os veteranos, mais uma vez, foi fundamental para o sucesso. O que seria de Silas se Falcão não tivesse dito a ele, na entrada do vestiário, antes da final do Campeonato Paulista de 1985, contra a Portuguesa: "O time deles é bom, mas o nosso é melhor. Não vamos ter medo de ser campeões!".Outro personagem daquela conquista, apesar de menudo do Brinco de Ouro, é o centroavante Careca. E este merece parágrafo especial. Ele era retrato de que o Tricolor também investia na época, não deixava seu futuro a mercê da felicidade de encontrar uma base promissora. E que alívio de pressão isso significava aos meninos! Puderam ascender em paz. Era o retrato que Müller, Silas e Sidney precisavam para lembrar que, em 1978, o companheiro deles havia sido a grande descoberta do único título nacional do Guarani.E, por ironia do destino, justamente em cima do Guarani, era o pé salvador que a um minuto do final viria a colocá-los, tão jovens, numa das galerias mais seletas do São Paulo Futebol Clube. Quanto devem ter aprendido Muller e Sidney atuando com Careca entre eles? E Silas, tendo o camisa nove à sua frente, uma aula de bom posicionamento por jogo?Hoje em dia esse apelido de Menudos não existe mais mas a origem desse termo vem dos anos 80 onde havia uma banda chamada Menudos composta por cinco garotos que cantavam e dançavam. Fizeram muito sucesso, principalmente porque Gugu trouxe esses caras para o Brasil mais de uma vez. Nessa época o time do São Paulo era dirigido pelo técnico Cilinho e havia jogadores jovens (na época) que eram Muller, Silas, Sidnei, Careca (nem tão jovem assim) que tinham um futebol de boa qualidade. Por serem jovens jogadores a imprensa começou a chamar esse time de menudos do Morumbi e o apelido pegou

2 comentários:

  1. Este time do São Paulo foi provavelmente o melhor dos últimos 50 anos. Uma defesa sólida, que contava com a dupla Oscar e Darío Pereyra, sendo que a armação da equipe ficava por conta da genialidade de Pita e a competência de Silas, além de ter um ataque infernal com Müller, Careca e Sidnei. Coincidentemente o grupo Menudos esteve nesta época no Brasil, o que influenciou no apelido da equipe são paulina, pois era um time que tinha jovens talentos.
    O São Paulo sagrou-se Campeão Paulista em 85 e 87, conquistando também o Brasileirão de 86. Mesmo não vencendo uma Libertadores, muitos consideram este time superior ao de Telê Santana, que conquistou praticamente tudo.

    ResponderExcluir
  2. No tempo em que o futebol brasileiro dava orgulho, impunha respeito e causava medo, hoje é só mídia e patrocinador!!

    ResponderExcluir