FTT - Futebol de Todos os Tempos

ENTREVISTAS COM EX JOGADORES, TECNICOS, DIRETORES E PESSOAS LIGADAS AO FUTEBOL QUE CONTRIBUIRAM DE ALGUMA FORMA PARA QUE PUDESSEMOS CONHECERMOS UM POUCO MAIS DA HISTORIA DO FUTEBOL BRASILEIRO E MUNDIAL.

domingo, 8 de janeiro de 2012

O craque disse e eu anotei - EDU "BALA"

Na primeira semana de 2012 entrei em contato com o Edu Bala, um dos representantes da segunda Academia Palmeirense, explicando sobre o meu trabalho e ele aceitou de imediato. Trata-se de uma pessoa humilde, que me deixou muito à vontade nessa matéria realizada na sua residência.

FUTEBOL DE TODOS OS TEMPOS: Você começou profissionalmente na Portuguesa de Desportos, mas me contava a pouco que não jogava como ponta-direita. Qual era a sua função a princípio?
CARLOS EDUARDO DA SILVA (EDU BALA): O meu começo de carreira foi na Portuguesa de Desportos em 1963 e jogando no início como meia-direita. Devido a ter muitos jogadores de alto nível nessa posição, resolvi ir para a ponta-direita e graças à Deus fui muito feliz.

FTT: Por sinal me contava que quem queria que você fosse pra ponta-direita era o Sérgio Etigo, o jogador que inventou o drible do elástico, tão utilizado pelo Rivellino anos depois.
EDU BALA: Joguei na Matarazzo com o Sérgio Etigo. Ele já jogava no Corinthians nos Juvenis e nas Preliminares com o Rivellino. O Sérgio me deu muitos conselhos, dizendo pra mim jogar na ponta-direita, pois lá eu seria muito feliz.

FTT: Quando criança você tinha ídolos no futebol, jogadores dos quais te inpiravam?
EDU BALA: Teve vários jogadores que gostava, como Garrincha, Jair da Costa, Servílio, Sílvio, Canhoteiro, Maurinho e Toninho Guerreiro. Haviam muitos bons jogadores, como se tem até hoje e esperamos que o futebol brasileiro fique cada vez melhor.

FTT: Fale da sua passagem pela Portuguesa. Profissionalizou-se em 1967, jogando em um grande time ao lado de Zé Maria, Ivair Príncipe e Leivinha.
EDU BALA: Foi uma oportunidade que o técnico Filpo Nuñes me deu. Primeiro foi o Aymoré Moreyra numa excursão ao Haiti e quando voltei assinei um contrato como Profissional. O time da Portuguesa era muito bom e joguei ao lado de grandes jogadores, como Orlando, Zé Maria, Marinho, Jorge Augusto (o Edílson tinha ido pro São Paulo). Lorico, Paes, Eu, Leivinha, Ivair e Caldeira. Equipe muito forte.

FTT: Em 1969 aconteceu a sua contratação pela Sociedade Esportiva Palmeiras, sendo que no seu primeiro ano foi campeão do Torneio Roberto Gomes Pedrosa.
EDU BALA: Cheguei e já fui campeão. Logo no início estranhei um pouco, pois se tratava de um time mais de toque, sendo que na Portuguesa era mais leve e veloz, demorei pra me adaptar, mas, graças a Deus, fui bem  melhor a partir do ano seguinte


FTT: Quando você chegou ao Palmeiras, como ponta-direita, houve muita cobrança pelo fato de anos antes ter jogado na mesma posição o famoso Julinho Botelho?
EDU BALA: Não, porque quando cheguei já tinha o Gildo. O Palmeiras havia desmanchado a primeira Academia, com o Djalma Santos indo para o Atlético Paranaense e o Valdir estava praticamente parando. Ficaram o Luís Pereira, Baldochi, Ademir da Guia, Cabralzinho, Serginho (que era ponta-esquerda da Portuguesa Santista), Zequinha, Dorval e César. O clube contratou o Leão, Eurico, Zeca (trocado pelo Tupãzinho), Nei, Pio e Héctor Silva. Formou uma equipe forte. Tínhamos o técnico Rubens Minelli, depois veio o Oswaldo Brandão, montamos a segunda Academia e fomos muito felizes.

FTT: Por sinal, pouco antes da segunda Academia, mais precisamente em 1971, aconteceram dois jogos famosos, os 4 a 3 na partida contra o Corinthians e a final com o São Paulo sendo Bicampeão Paulista, sendo que o gol do Leivinha foi anulado. Qual é a sua lembrança desses dois grandes jogos?
EDU BALA: Nós pegamos um Corinthians forte, com uma estréia maravilhosa do Adãozinho, um grande amigo que infelizmente veio a falecer, o Tião também estava em uma tarde inspirada fazendo um gol maravilhoso e o placar reverteu varias vezes. Já no jogo contra o São Paulo, o Leivinha fez um gol de cabeça com o juiz Armando Marques anulando, dizendo que foi com a mão, mas era um ano político, do Laudo Natel (risos!), portanto tinha que ser campeão.

FTT: Começa 1972 e nesse ano o Palmeiras conquistou praticamente tudo o que disputou, como me comentou o Ademir da Guia em outra entrevista que fiz. É isso mesmo, Edu?
EDU BALA: O Sr. Brandão chegou com uma filosofia diferente dentro do Parque Antarctica, perguntando aos se queriam ser campeões. Todos disseram que sim, com certeza. Ele disse que a partir desse dia, tudo que fosse disputado deveria ser vencido.

FTT: No caso a equipe básica era formada por Leão, Eurico, Luís Pereira, Alfredo Mostarda e Zeca; Dudu e Ademir da Guia; Edu Bala, Leivinha, César Maluco e Nei. Era mesmo uma Academia?
EDU BALA: Era sim, pois tínhamos um elenco muito bom, não somente com os onze que jogavam, mas haviam também os companheiros do lado de fora que nos apoiavam, como Madurga, Pio, Ronaldo, Jair Gonçalves, Zé Mário e o falecido Fedato. Na época o Palmeiras tinha uma vantagem muito grande, como os outros grandes clubes brasileiros, que era trazer muito jogador do Interior pra compor uma equipe. O clube muito feliz em todas as contratações que fez. Começamos o ano com o Campeonato Paulista, Ramón de Carranza, Torneio na Argentina e o Brasileirão.

FTT: Esses títulos brasileiros (1972/73) eram muito comemorados por ser uma grande façanha na época, pelo fato do campeonato ter começado em 1971, pois a Taça Brasil “ainda ‘não era’ considerada” um Brasileirão oficial?
EDU BALA: Hoje é diferente, pois o clube comemora dois ou três dias, sendo que no quarto já tem jogo de novo. A maioria dos campeonatos era no final de ano, jogando até 15 ou 20 de dezembro, tirando umas férias de vinte dias, não dava tempo de treinar, pois já estava começando um novo campeonato, o treinador não conseguia formar o que queria e no começo da competição perdíamos uns três ou quatro jogos. Ficava meio complicado, mas a partir daí você começava a deslanchar, sentindo-se melhor fisicamente, sendo que hoje os treinadores não levam muita vantagem sobre isso.

FTT: Libertadores da América era uma meta na época ou, diferente de hoje, que tantos os clubes buscam conquistas?
EDU BALA: Buscam hoje porque a condição financeira é maior. Naquele tempo você era Campeão Brasileiro pra disputar uma Libertadores e seria mais um currículo para a sua carreira. Atualmente é diferente, pois não adianta me dizerem que ganhei Campeonatos Brasileiros pra disputar uma competição. Nos dias atuais é vantagem, pois os times são bem mais fracos. Na minha época pegávamos Peñarol, Boca Juniors e Nacioanal. Hoje não, pois ter time chileno, que são muito fracos, tirando a Universidad do Chile. Tem também equipes da Bolívia, Venezuela e Peru. O único que faz diferença e o futebol colombiano, que tem um estilo quase igual ao brasileiro, apesar deles levarem muito na brincadeira, por isso que dificilmente chegam a uma final de campeonato.

FTT: Houve algum título que você guarda como mais importante?
EDU BALA: Acho que todos os títulos que disputei pelo Palmeiras são inesquecíveis, para que hoje quando saio pra rua, sou respeitado como jogador. Não sou conhecido por ter jogado na Portuguesa e no São Paulo, já que fiquei quase dez anos no Parque Antarctica

FTT: Como você jogava na ponta-direita, era veloz, driblava bem e ia até a linha de fundo, diga quem eram os seus grandes rivais como laterais-esquerdos.
EDU BALA: Tiveram vários. Na época tinha o Wladimir (Corinthians), Gilberto Sorriso (São Paulo), Paulo Henrique (Flamengo), Rodrigues Neto (Fluminense), Everaldo (Grêmio), Vacaria (Internacional-RS), Valtencir e Marinho Chagas (ambos do Botafogo-RJ). Eram muito bons. O futebol brasileiro tem essa facilidade de revelar grandes jogadores e laterais. Torcemos para que os clubes que contratarem novos jogadores de outras equipes, possam se felizes na equipe grande.

FTT: Em 1976 você é convocado pela primeira vez à Seleção Brasileira, disputando seis jogos, ganhando cinco e perdendo apenas um, retrospecto, por sinal, muito bom. Na ocasião o técnico era o Oswaldo Brandão, sendo que ganharam a Taça do Atlântico, Copa Roca e Rio Branco. Qual é a sua passagem tão importante que é jogar na Seleção?
EDU BALA: Acho que é o objetivo de todos os jogadores, pois só de ser lembrado já é uma vitória dentro da sua carreira. Ir à uma Copa do Mundo já é outra história, pois na minha época tinha o Jairzinho, Rogério, Vaguinho, Natal e Tarciso, todos grandes jogadores. Pra você ir à uma Seleção tinha que superar à todos eles. Só de ter sido convocado, foi um grande passo.
Edu Bala chuta e ve o goleiro fazer uma grande defesa espalmando a escanteio.


FTT: Pelo que soube, você jogava muito bem as partidas pelo Torneio Ramón de Carranza e nunca aconteceu de ser contratado por um time da Espanha. Qual foi o motivo disso?
EDU BALA: Todo o mundo dizia que na Espanha eu seria um jogador totalmente diferente. No Brasil tínhamos seis jogando num Campeonato Paulista. Lá eles voltavam de férias, embalados e bem fisicamente. A nossa condição física era menor que a deles. Tive a oportunidade de jogar nesse país quando o Leivinha e o Luís Pereira foram para o Atlético de Madrid, recebi uma proposta pra jogar no Español, mas como o Palmeiras já havia vendido dois importantes jogadores, a torcida não queria que eu fosse, sendo que acabei ficando por mais dois anos e fui contratado pelo  São Paulo.

EDU VAI PARA O RIVAL SÃO PAULO

FTT: Essa transferência pro São Paulo Futebol Clube, pelo que li, foi à conselho do goleiro Émerson Leão?
EDU BALA: Praticamente quem me vendeu foi o Leão. Eu tinha uma proposta pra ir aos Estados Unidos. Também poderia jogar no Londrina. O Guarani tinha montado um excelente time pra disputar o Campeonato Brasileiro de 1978, com Zenon, Careca, Renato e Bozó, sendo campeão em cima do Palmeiras. Eu já tinha ido pro São Paulo e não fui pra Campinas, sendo que o contratado foi o Capitão. Tive uma passagem maravilhosa no São Paulo e ganhei o primeiro Campeonato Brasileiro do clube (1977).

FTT: No São Paulo você formou um trio atacante muito bom, ao lado do centroavante Serginho Chulapa e do ponta-esquerda Zé Sérgio. Fale dessa passagem no Morumbi, jogando ao lado desses jogadores se houve ciúmes da torcida palmeirense por ter ido à um clube rival ou até mesmo dos são paulinos, que podem ter ficado desconfiados por sua identificação com o Palmeiras?
EDU BALA: A verdade é que quando cheguei de Campinas, tinha um telefonema pra me apresentar no Centro da cidade com o diretor do São Paulo. Chegando lá, foi dito que havia sido vendido pelo Leão, uma pessoa que tenho um respeito muito grande, me ajudou em muitas coisas que aprendi ao longo da vida, como respeitar mais as pessoas e falar melhor nas entrevistas. Fui muito bem recebido no Morumbi, era um time forte, com Waldir Peres, Getúlio, Bezerra, Estevão (treinador atualmente), Aírton, Chicão, Neca, Darío Pereyra, Mirandinha, Zé Sérgio, Zequinha (depois foi pro Grêmio) e Serginho. O time era muito bom e até hoje mantém essa tradição de ter boas equipes.
SÃO PAULO 1978 - Em pé a partir da esq.  Waldir Peres, Airton, Getúlio, Chicão, Marião e Bezerra. Agachados Edu, Teodoro , Serginho, Dario Pereyra e Ze Sergio

FTT: Você foi Campeão Paulista em 1980, mas não jogou todo o campeonato porque nesse mesmo ano foi cedido ao Sport de Recife, vencendo o título Pernambucano, ou seja, ganhou duas vezes uma competição estadual.
EDU BALA: O São Paulo tinha comprado o ponta-direita botafoguense Paulo César, conhecido como capeta. A equipe estava fazendo uma reformulação, sendo que além de mim, foram embora o Chicão, Estevão e Teodoro. Fui pro Sport, que montou um time, em minha opinião, de masters, com jogadores acima de 30 anos, como o País, Antenor, Alex (que era do América do Rio), Jaime (ex-Flamengo), Homero, Merica, Givanildo, Taborda, Píter, Jorge Campos e Edson Ratinho (ex-Atlético Mineiro). Tive a felicidade de ser campeão duas vezes nesse ano.

Mauricio Sabará e Edu Bala com as fotos dos tempos de Sport Recife.

FTT: Década de 80 começa e Edu Bala é contratado pela Universidad Católica do Chile. Sendo o único clube que jogou fora do Brasil. Qual foi a sua experiência jogando no Exterior, Edu Bala?
EDU BALA: Foi uma época boa, saí do Brasil e indo direto ao Chile, sentindo uma dificuldade muito grande por causa do frio. O Toninho já estava lá, o Colo Colo tinha o Vasconcelos e o Liminha jogava no Universidad. Um período bom nesse país, uma cidade bacana de se viver e tinha um carinho muito grande pelo povo chileno. Acho que nesse ano que fiquei, me deu muita experiência, adquiri mais cuidado com a minha carreira que estava chegando ao fim, fico muito satisfeito por todas as equipes que defendi, me dei bem em todas elas, sendo campeão várias vezes, agradecendo à Deus e aos meus pais por me darem essa condição de ser jogador de futebol.

FTT: Resumindo então, após a passagem no Chile, jogou no Santa Cruz, Uberaba-MG, Caldense, São Carlense, sendo Campeão Capixaba pela Desportiva em 1986 e jogando também no Marcílio Dias e Slatense. Já com 40 anos achou que já estava na hora de parar?
EDU BALA: Isso mesmo. Sobre parar, a família já queria isso. Não parei antes, achava que deveria continuar um pouco mais, pois acho que Deus me deu esse privilégio de ser um atleta profissional, sempre dei o melhor de mim, tive um resultado positivo, tendo a família e amigos  ao meu lado, sendo que isso não tem preço que pague, ser reconhecido e respeitado.
Edu no Santa Cruz

Edu Bala atualmente , segurando a foto do seu momento de gloria, o Palmeiras dos anos 70.

FTT: Hoje é dia 06/01/2012, por sinal a primeira entrevista do ano, estou estreando uma nova camisa dada pelo meu amigo Lucimar e coincidindo com a data, perguntarei sobre o goleiro Marcos, que ontem (05/01) anunciou a sua aposentadoria. O que você tem a dizer sobre esse grande goleiro?
EDU BALA: Com todo o respeito que tenho pelo Marcos, por ter tido uma carreira maravilhosa dentro do Palmeiras, recebo a notícia com alegria pelo o que ele fez e por suas conquistas, mas também com tristeza por ser mais um ídolo que está parando. Deve isso à força da sua família, da própria capacidade, educação, pelo homem que sempre foi e espero que nessa nova etapa seja feliz como foi dentro do futebol.

FTT: Edu Bala, agradecendo a matéria feita para o Blog Futebol de Todos os Tempos (FTT), parabenizando-o pela sua carreira, por sua honestidade e caráter, qualidade como jogador, desejando tudo de bom e que volte a trabalhar naquilo que gosta (Escolinha de futebol). Muito obrigado!
EDU BALA: Agradeço à você pela oportunidade pra falar sobre a minha carreira, espero que seja muito feliz, continuando com esse trabalho e que possa ter a oportunidade de ser um grande jornalista.


ENTREVISTA: Maurício Sabará Markiewicz.
FOTOS: Estela Mendes Ribeiro.

12 comentários:

  1. Grande Edu Bala, ouvi dizer que foi craque principalmente no Palmeiras, não me lembro dele no São Paulo era muito pequeno, mas amigos tricolores "olds" sempre falam de uma partida pelos idos de 79 em que o Tricolor ganhou do Palmeiras por 2x0 e ele acabou com o jogo contra o ex-time.
    E o Mauricio começando o ano com pé direito, mais uma grande entrevista.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha Maurício!Começou o ano com pé direito, já que se trata de um jogador muito vencedor e como vc disse com uma pessoa humilde e pronto a te atender.Além de ótima entrevista me chamou a atenção dois nomes citados pelo Edu que conhecia de ouvir falar, mas nunca vi jogar que é o Piter e o Taborda

    ResponderExcluir
  3. Valeu Maurício por essa entrevista.
    Me lembro do Edu Bala principalmente no Palmeiras.
    Parabéns,
    abs,
    José Rosa.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal começar o ano de 2012 entrevistando um jogador como o Edu Bala. Além de ter uma bela história no futebol, é muito sincero e humilde, não desrespeitando adversários (jogadores e times). Parabéns, Edu!

    ResponderExcluir
  5. Edu foi daqueles pontas que marcaram epoca no nosso futebol. Partia para cima dos laterais sem medo . Era muito rapido e seus dribles longos davam boa vantagem sobre os adversarios. Como esquecer daquela Academia do Palmeiras? Parabens por mais uma bela entrevista Mauricio.

    ResponderExcluir
  6. Edu Bala...que saudades..
    Não tem como esquecer daquela Academia do Palmeiras e do Edu Bala, que cativa com sua humildade e sinceridade...
    Mais uma vez Parabéns Maurício e Estella, começaram 2012 me presenteando...

    ResponderExcluir
  7. ele jogou na saltense tbm

    ResponderExcluir
  8. Parabens pela entrevista Mauricio. Edu jogou em muitos clubes mas foi no Verdão que ele escreveu seu nome na historia do futebol brasileiro.

    ResponderExcluir
  9. Parabens pela belissima entrevista deste grande jogador e grande ser humano. quem esta fazendo este comentario é um colega dele de 1964 quando fizemos o serviço militar juntos em Barueri GCAN 40 soldado 227 ~mais conhecido como porcão o Edu era o 219 Saude meu amigo os anos passaram e nos continuamos por aqui com nossas historias que bom, gostaria de seu email ou telefone para falarmos recordarmos muitos momentos, fique na Paz.
    Claudio de Oliveira
    claudio@souzareislog.com.br

    ResponderExcluir
  10. Sugiro uma entrevista legal com Waldir Peres!

    ResponderExcluir
  11. O Edu fez o primeiro gol do Estádio do São Bento, atuando pelo SPFC, no dia 14 de outubro de 1978. O São Paulo Futebol Clube atuou com : Waldir Perez, Getulio, Estevam, Bezerra e Antenor. Chicão Tecão e Armando. Zequinha, Milton e Edu. assiti a esse jogo pela TV.

    ResponderExcluir
  12. Bem lembrado, o goleiro do São Bento era Ubirajara, ex America do RN, na zaga dois Arlindos, o Galvão e o Nilo e na frente o Lance e Gatãozinho. Bons tempos do Azulão de Sorocaba. Parabéns pelo site. Claudio Aldecir.

    ResponderExcluir