FTT - Futebol de Todos os Tempos

ENTREVISTAS COM EX JOGADORES, TECNICOS, DIRETORES E PESSOAS LIGADAS AO FUTEBOL QUE CONTRIBUIRAM DE ALGUMA FORMA PARA QUE PUDESSEMOS CONHECERMOS UM POUCO MAIS DA HISTORIA DO FUTEBOL BRASILEIRO E MUNDIAL.

terça-feira, 5 de abril de 2011

O Craque disse e eu anotei - GETULIO

Getulio foi indicação de um amigo de trabalho. Vizinhos que são ele ficou sabendo do blog e perguntou se eu teria interesse em entrevistar o ex lateral da seleção. Eu disse que claro que sim. Getulio tem muita historia no futebol e teria imenso prazer em entrevista-lo. Porem ao conhecer o nosso entrevistado da semana eu passei a conhecer não apenas a historia de um dos grandes laterais do futebol brasileiro. Conheci um ser humano fantástico, um coração pronto a ajudar qualquer um que necessite de uma ajuda, um homem preocupado com seu próximo.

FUTEBOL DE TODOS OS TEMPOS - Logo que você começou nos profissionais em 74 já ganhou a camisa de titular da lateral direita ou demorou um pouco?

Getulio - Na verdade eu fiz a final do campeonato mineiro de juvenis em Itabira contra o Valério. Um jogo muito dificil em que nós vencemos por 1x0. O jogo  foi no  domingo e na segunda feira eu dava baixa no Exercito. Então o Telê Santana me mandou apresentar nos profissionais na terça feira. Bom, pensei que devia ser para mim completar o time dos profissionais, conhecer o pessoal, bater uma bolinha e ir embora. Cheguei lá e me mandaram ficar concentrado com o time no Brasil Palace porque no dia seguinte (quarta feira) o Atlético ia jogar contra o Flamengo. O time deles tinha o Dario, Doval, Paulo Cesar Caju o Rogerio na ponta direita. Estava o nosso time no vestiario, inclusive o Ze Maria que era o titular , chegou o Telê e falou comigo: se apronte que você é que vai jogar. Poxa eu não tinha levado chuteira nem nada. Eu comecei então a experimentar chuteiras. Uma com apisada desgastada pra dentro, outra pra fora , outra apertada demais até que o Valtinho roupeiro me arranjou uma lá que ficou mais ou menos. Eu falei:vai esta mesmo. Bem entrei no  jogo e logo de cara o Rogerio fez um cruzamento, o Mussula largou e o Doval fez 1x0. Aí aos 28 minutos teve uma falta a nosso favor. Eu fui caminhando e como ninguem se ofereceu para bater eu pedi. Renato nem pediu barreira porque estava muito longe. Eu soltei uma bomba e ela pegou no pé da trave e subiu. A galera vibrou. Depois eu e o Arlem fizemos uma tabelinha na lateral ele foi no fundo e cruzou para o Totonho empatar. Repetimos a mesm jogada e novamente o Totonho virou o jogo pra gente. O Mineirão quase veio abaixo. Faltando cinco minutos para acabar o jogo eu não tinha onde ter caimbras mais. Meu corpo todo (risadas). O tempo parecia uma eternidade mas ganhamos e eu fiquei quase dois dias sem conseguir andar por causa das caimbras. Daí me firmei como titular.


FTT - E você pegou a transição do time campeão brasileiro de 71 e a nova geração com Reinaldo, Paulo Isidoro, Marcelo e Cerezo. Dos antigos quem jogou ao seu lado?
Getulio - O Vantuir, Grapete, Mussula , Vanderley Paiva e o Romeu.

 Getulio com 20 anos e titular da lateral direita do do Atlético



FTT - Você pegou o Mussula no gol do Atlético, um grande goleiro. Mas jogou tambem por dois anos com Mazurkiewicz. O que dizer do goleiro uruguaio?

Getulio -  O Mazurkiewicz era impressionate. A gente jogava contra o Palmeiras com Leivinha, Cesar Maluco, o Cruzeiro com Tostão, Dirceu Lopes e quando a gente via a bola entrando, ele dava dois passos , se posicionava e buscava as bolas.Não era goleiro de ficar dando voos atoa. Estava sempre bem posicionado. O mais impressionante é que depois de fazer uma defesa dificil assim, ele já puxava o contra ataque lançando pro cara lá na ponta esquerda, lá no ataque.








FTT - Você ter um goleiro de lingua estrangeira dificulta na comunicação, por exemplo: te alertando para uma cobertura ou é indiferente?
Getulio - No começo você fica meio perdido. Eles falam meio embolado, muito rapido. E ficava gritando : bamo...bamo.... adelante. E com o tempo a gente passa a se entender melhor. Ele tambem passou a nos entender melhor.


FTT - Em 75 uma seleção mineira representou o Brasil na Copa América. Você foi convocado e foi titular em todas as partidas mas como lateral esquerdo. Adaptou-se facilmente ?
Getulio - Adaptei sim. Eu tinha facilidade em cruzar com as duas pernas. 


FTT - Minas Gerais vivia um grande momento no futebol. . Muitos craques para uma mesma posição. Na lateral direita dois laterais do seu nivel e de Nelinho. Para volantes tinham Vanderley Paiva , Cerezo, Piazza , Zé Carlos e o Pedro Omar. No ataque o Campos, Reinaldo, Palhinha, Marcelo, Dirceu Lopes, Romeu, Joãozinho , Paulo Isidoro e Roberto Batata. O Atlético era o campeão brasileiro de 71, o Cruzeiro foi vice em 74 e 75 e campeão da Libertadores em 76. Foi o grande momento do futebol mineiro em todos os tempos?
Getulio - Primeiro quero lembrar de outro grande volante desta epoca, o Toninho Almeida do Cruzeiro. Agora quanto ao melhor momento do futebol em Minas Gerais sem sombra de duvidas. Você formava pelo menos duas seleções a nivel de seleções brasileiras. E isto já veio do fim dos anos 60 quando o Atlético venceu a seleção brasileira com Pelé , Tostão e cia (Atlético 2x1 Brasil 1969).

Nelinho , Piazza, Amaral, Getulio, Raul e Vanderley Paiva.
Agachados: Roberto Batata, Marcelo, Campos, Danival e Romeu.


FTT - Voces venceram a Argentina dentro de Rosario e em Belo Horizonte. O time deles era fortissimo com Gatti, Pavoni, Gallego, Ardiles, Luque , Valdano e Kempes. Foram os jogos mais dificeis desta Copa America?
Getulio - Sem duvida. Inclusive na Argentina vencemos de 1x0 com gol do Danival . Eles tinham o Gatti no gol, aquel goleiro que usava aquela fitinha pra amarrar o cabelo. Ele era todo metido. Chutaram uma bola em direção ao gol e ele matou no  peito e antes dela cair ele emendou, chutou pra frente. Aí o danival estava ligado, dominou e de longe chutou fazendo um golaço. Jogar em Rosario não foi brincadeira. A torcida deles com bodoque (istilingue)mandando pedras na gente. Pra entrar em campo cheio de polciais com aqueles cachorros pastores alemães. No hotel a noite muito foguetorio pra não deixar a gente dormir. O Raul pegou demais nesta partida. O Kempes chutou umas duas bolas lá que ele defendeu que salvou a gente. Luque tambem deu muito trabalho.


FTT - Mas o Peru tambem tinha um grande time com Chumpitaz, Soria, Oblitas e principalmente o Cubillas.
Getulio - Nossa, uma senhora seleção, um time que jogava bonito.

FTT - Pois o Brasil ganhou deles lá e perdeu no Mineirão por 3x1. O que aconteceu nesta partida?
Getulio - Eu acho que subestimaram o Peru. Teve um espião que foi lá ver um jogo deles e disse que o Oblitas estava em má fase, que eles não estavam tão bem . Imagina se estivessem (risadas).

FTT - E o Cubillas era um fora de serie mesmo?
Getulio - Minha nossa. O homem pegava a bola cortava pra lá, pra cá era tipo Pelé mesmo. Tabelava, cabeceava, tinha uma habilidade fora de serie.Completo.



FTT - Acabou a Copa América mas você continuou a ser chamado para a seleção. E foi campeão da Copa Roca e do Torneio Bicentenario dos EUA. Se lembra da seleção que foi campeã deste torneio ?
Getulio - Me lembro mais ou menos. No gol era o Leão , o lateral era o Orlando Lelé que estava realmente muito bem, na zaga o Miguel do Fluminense, um jogador até comum,o Amaral e o Marco Antonio. O meio de campo com Falcão, Rivelino e Zico. Na frente o Gil, Dinamite e o Lula.

FTT - O Orlando era o titular mas você jogou tambem?
Getulio - Entrei em duas partidas. Inclusive na final contra a Itália, o Oswaldo Brandão me chamou e o Givanildo tambem.Nós estávamos perdendo por 1x0 e ele pediu para mim apoiar mais e o Givanildo ficar mais protegendo a defesa e me liberando. A primeira bola que eu peguei, eu driblei um, outro e cruzei certinho no Dinamite. Ele dominou e empatou a partida 1x1.Depois eu fiz outro cruzamento e o Zico fez o segundo gol. No final vencemos por 4x1.



FTT - Você falou que o Oswaldo Brandão te colocou no time e ele tambem foi o tecnico daquela seleção mineira de 75. O que dizer dele?
Getulio - O Oswaldo era um sujeito com aquela cara de serio mas ele era brincalhão tambem. Tinha aquela jeitão sisudo mas era tipo paizão.Ele procurava o jogador e ouvia o que ele tinha dizer. Aceitava ouvir os jogadores.Era um cara que muita gente se enganava com ele. Era muito atencioso e conhecia muito de futebol, de tática.



 FTT -  E no inicio de 77 você foi comprado pelo São Paulo. Indicação de outro grande treinador.
Getulio - Foi. O Minelli me levou e tambem era este tipo paizão. Ele chegava pra gente e perguntava como estava a familia, se estava tudo bem .Ele se envolvia com o jogador. Cobrava da diretoria melhores condições. Qual treinador que faz isto hoje em dia?

FTT - Você chegou ao São Paulo e logo de cara a final do Brasileiro e justamente contra o seu ex clube, o Atletico. Como foi entrar no Mineirão e encarar aquela torcida?
Getulio - Foi a pior coisa que me aconteceu no futebol, serio mesmo.Estava muito recente  e para você ter ideia, nas entrevistas eu trocava os nomes, falava Atletico em vez de São Paulo . Ficamos concentrados na Toca da Raposa e eu numa ansiedade enorme. Perdi uns 3 kgs neste fim de semana. Quando eu entrei no campo e vi aquela torcida enorme, tinha muita gente ( 102.974) pensei comigo: nossa e agora. O Antenor subiu comigo e ele tambem tinha jogado no Galo e ficamos comentando.Os 15 primeiro minutos foram os piores. Depois você vai se soltando. Acabou que fomos para os penaltis. Eu não queria bater porque o João Leite estava cansado d me conhecer e sabia como eu batia. Porem o Minelli me falou que eu ia ser o primeiro a bater. Bati e não deu outra, o João Leite pegou.Sei que no final acabamos ganhando com o Atlético perdendo tres penaltis.

São Paulo e o primeiro titulo brasileiro do tricolor em 1977.O time campeão :
Waldir Peres, Getúlio, Tecão, Bezerra e Antenor, Chicão, Teodoro (Peres) e
Dario Pereira, Zé Sérgio, Mirandinha e Viana (Neca).
 
 
 
FTT - Os dois times jogaram desfalcados dos seus centroavantes na final. Reinaldo e Serginho estavam suspensos. Você acha que acabou sendo vantajoso para o São Paulo ?

Getulio - Não acho não. Reinaldo vivia um momento magico, era genial mas o Serginho fazia muitos gols tambem. Serginho chutava e cabeceava muito bem. os dois faziam gols em quase todos os jogos. Então, sei lá acho que se eles tivessem jogado sairia um placar de 2x2.
 
 
 Getulio fazendo um gol no Morumbi e recebendo os abraços dos companheiros.
 

FTT - E no São Paulo você ganhou outros titulos. Foram bicampeões paulistas em 80 e 81. Este time era uma verdadeira seleção ? 
Getulio - Nossa senhora. Valdir Peres, Getulio,  Oscar, Dario Pereyra e Marinho Chagas; Almir, Renato e Everton; Paulo Cesar, Serginho e Mario Sergio e tinha o Zé Sergio tambem. 



FTT - Este foi o melhor time em que você jogou?
Getulio - Foi !



FTT - Melhor do que o de 1977 campeão brasileiro?
Getulio - ah, foi melhor sim.Tinham mais jogadores que desequilibravam.




FTT - O que dizer de uma defesa formada por Waldir Peres, Getulio, Oscar, Dario Pereyra e Marinho Chagas?
Getulio - Era mesmo muito boa. O miolo de zaga com Oscar e Dario Pereyra então. Eu e Marinho podiamos subir ao ataque tranquilos.
Inclusive no São Paulo eu tive o Carlos Alberto Silva como treinador. Mas ele as vezes parecia que ainda estava dirigindo a Caldense. Nosso time era temido com este plantel e teve jogo dentro do Morumbi que ele mandava eu ficar na defesa o tempo todo marcando o baroninho por exemplo. Ele nem vinha ao ataque. O Carlos Alberto gostava muito de jogar fechado, mais atrás.Ai acabava que eu não aguentava e ia ao ataque pois via espaços.

FTT - Nos esclareça então uma coisa. Jogador muitas vezes não dá ouvidos as ordens do treinador? Entra em um ouvido e sai por outro?
Getulio - Exatamente. Este time do São Paulo por exemplo. A gente via que os caras estavam jogando diferente do que o tecnico planejou e nós mesmos resolviamos isto. Olha Oscar adianta a marcação com o Dario Pereyra. Eu vou apoiar mais , O Paulo Cesar vai triangular comigo e por ai vai. Aliás eu me entendia muito bem com ele , tinhamos jogadas ensaiadas. A gente ia jogar contra o Corinthians por exemplo eu e Paulo Cesar combinavamos na concentração como fazer pra sair da marcação do Wladimir.


Getulio fazendo um gol para o tricolor, fazendo a alegria de Ze Sergio e Everton.


 FTT - E você trabalhou com alguns dos maiores tecnicos do Brasil. Oswaldo Brandão, Rubens Minelli e Telê Santana. Qual foi o melhor?
Getulio - Eles eram parecidos na maneira de trabalhar. Naquela epoca os tecnicos faziam muitos coletivos. Não tinha este negocio de jogar contra cone. O Tele então parava o coletivo diversas vezes até corrigir do jeito que ele queria.Tive ainda o Carlos Alberto Silva e o Mario Travaglini.


FTT - No São Paulo você viveu o melhor momento da sua carreira?
Getulio - No Atlético eu tambem tive bon momentos mas no São Paulo eu joguei por sete anos. Então foram meus melhores momentos. 



FTT - Bi campeão paulista em 80/81 você voltou a ser convocado para a seleção. Passou a fazer parte daquele grupo maravilhoso que foi a seleção de 82.
Getulio -  Foi. Joguei varias partidas pela seleção e o grupo era sensacional, forte demais. Aquele grupo foi armado aos poucos.

Um das formações da seleção brasileira em 1981.Waldir Peres, Getulio, Oscar, Batista, Luizinho e Junior. Agachados: Tita, Socrates, Reinaldo, Zico e Eder

Aqui na concentração com Pita, Serginho Chulapa e Batista. 


FTT - E porque você foi cortado?
Getulio - Nas eliminatorias fomos convocados eu e se não me engano o Edevaldo. Eu vinha jogando como titular.Iriamos jogar na Bolivia , na altitude. Durante o treinamento o tel^falou que não queria que ninguem parasse a bola. O Juninho, zagueiro que foi da ponte Preta me lançou uma bola muito forte e para não deixar ela sair a lateral dei um pique forte.Me faltou ar e eu abaixei pra tentar respirar, ficando ali parado.O Telê então parou o treinamento, me deu um esporro dizendo que falou que não queria que parasse e me cortou ali. 


Telê foi quem me lançou, devo muito a ele mas ele era assim, guardava magoa por pouca coisa, te tirava do time e muitas vezes nunca mais jogava com ele.


GETULIO MUDA DE TRICOLORES - SAI DO PAULISTA PARA O CARIOCA


FTT - No Fluminense você não se firmou como titular porque?
Getulio -  Eu fui para o Fluminense já em fsae final de carreira. O time tinha uma geração muito boa com Jandir, Delei, Branco começando, Paulinho, Ricardo Gomes e o Aldo. O Aldo estava muito bem, voando mesmo.Merecia a posição. Só que depois mudamos de tecnico e chegou o Carlos Alberto Torres. Ele chegou cheio de pompa e logo nos primeiros treinos reuniu o grupo e começou a falar: Ricardo Gomes você vai ser meu Passarella, Delei vai ser não sei quem,Branco o fulano de tal. E eu só olhando aquilo. Aí ele disse que quem estivesse bem jogaria.Pois bem, teve um jogo contra o Vasco e o Aldo foi expulso depois de dar uma porrada no Silvinho ponta esquerda deles. O jogo seguinte era contra o Botafogo. Sexta feira me empenhei ao maximo no coletivo para jogar o clássico, O Carlos Alberto era cheio de coisa e disse que quem fizesse um gol de falta no jogo ganharia uma televisão. No treino o Paulo Vitor jogava no time reserva e teve uma falta perto da area. Aí ele falou: ai Carão (apelido de Getulio) quero ver se faz gol em mim.Cobrei por cima da barreira lá na gaveta.O treino corrndo solto e chegou um conselheiro do clube que tinha fama de escalar times e foi falar com o Carlos Alberto. Eu pensei: ah com o Carlos Alberto, um tricampeão mundial vai ser diferente.O Carlesso (Raul Carlesso) que era auxiliar foi chamado pelo nosso tecnico então e me disse: o Carlos Alberto quer que você jogue de meia direita e improvisou o Leomir de lateral direito. eu falei de meia direita? Ele falou:é. Na saida do treino na entrada do vestiario eu cheguei para o Carlos Alberto e desabafei. poxa você um tricampeão mundial não tem opinião. Improvisar um volante de lateral enquanto eu estou aqui dando duro e esperando uma oportunidade. Aí xinguei ele de tudo. Cheguei para o presidente o Manoel Schwartz , tirei a camisa e disse a ele: muito obrigado por tudo nestes dois anos presidente e estou tirando esta camisa em respeito ao clube mas a partir de hoje não jogo mais aqui. Foi no domingo o Fluminense tomou de 5 do Botafogo. Ai resolvi parar até que fui chamado para jogar nos Estados Unidos.
FTT - Quem mais te impressionava jogando neste Flu? 
Getulio - Tinha varios. O Delei, o Assis mas o Romerito era fora de serie.Ele corria demais,o folego dele era impressionante. Era muito rapido e tinha tecnica tambem.

FTT - Aliás era um time leve com jogadores como Branco, Delei, Romerito, Tato, Assis, Paulinho.
Getulio - Muito rapido. Saia com velocidade para o ataque e recompunha tambem. 

FTT - Cite os tres maiores zagueiros que você viu?
Getulio - Luis Pereira, Luizinho e Dario Pereyra


Bruno e Getulio

FTT - E quem foi o ponta esquerda que te deu mais trabalho?

Getulio - Ahh sem duvidas o Joãozinho. Ainda bem que eu joguei somente tres anos contra ele. Joãozinho era fora de serie. Ele cortava pra direita, pra esquerda, pra dentro e pra fora.Tinha muito drible de corpo.



FTT - Aponte quais foram os 6 maiores jogadores que você viu. Aqueles craques de primeira grandeza.
Getulio -  Pelé . Reinaldo. Pedro Rocha era forte e jogava muito , Dirceu Lopes, Joãozinho, Rivelino e Falcão.



 FTT - Você trabalha no projeto Curumin. Dá aulas para diversos meninos carentes. Como está o projeto?
Getulio - Eram 32 nucleos e eu trabalhei quase 6 anos no Projeto Curumin, tirando meninos das ruas. O governo acabou com quase todos os nucleos e acho que está ficando dois ou tres apenas. São cerca de 6 mil crianças voltando para as ruas. Lá eles tinham reforço escolar, aula de musica, futebol, teatro.Eles iam pra lá por que na casa deles não tinham nem café e lá tomavam café , depois almoçavam e iam pra escola.


FTT - E você contribuia dando aulas de futebol?
Getulio -  Dava aula. Os meninos ficavam numa alegria...(emocionado e com os olhos cheios de lagrimas dá uma pausa) ...dá uma emoção que vou te falar.

FTT - E estão acabando com o Projeto? 
Getulio - (muito emocionado) Já acabou . Tivemos meninos que sairam do projeto e foram representar o pais no judo, na ginástica.

FTT - Acaba que você se envolve com os meninos. 
Getulio - Envolvia mesmo. Teve o caso de tres meninos lá, que eram bem magrinhos, você ve que faltavam as coisas na casa deles...(nesta hora Getulio não consegue segurar as lagrimas que lhe descem a face e emocionado dá uma pausa) (Chorando tenta voltar a entrevista, limpando os olhos com as mãos)

FTT - Quem sabe não apareça algum empresario.  Alguem que possa ler nosso blog e se sensibilizar por estas crianças.
Getulio - Quem sabe (respirando fundo) 

 

7 comentários:

  1. Que entrevista emocionante, Lembro de um São Paulo x Palmeiras eu deveria ter uns 6 ou 7 anos e o Tricolor ganhou com um golaço de falta dele.... Realmente o Gege da cara grande (um dos seus apelidos)é do bem, tomara que algum empresário sensibilize e continue este projeto.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional, não o vi jogando, mas conheço diveras histórias dele no SPFC. Excelente entrevista capitão. Obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
  3. O Getúlio era um grande lateral,que entra no meu São Paulo de todos os tempos,o pessoal até acha estranho eu coloca-lo á frente de Cafú,mas Cafú era apenas mais veloz e teve a sorte de encontrar técnicos que muitas vezes por falta de opção o levaram á várias copas do mundo.Getúlio teve grandes jogadores como ''rival'' na posição e entre eles,Ze maria,Leandro,Carlos Alberto,Nelinho,Edevaldo e outros tantos.

    ResponderExcluir
  4. TIVE O PRAZER DE ASSISTIR PELA TELEVISÃO ALGUNS JOGOS EM QUE GETÚLIO ATUOU. O CARA ERA FERA, DAQUELES LATERAIS QUE LEVAVAM A BOLA ATÉ O LIMITE DA LINHA DE FUNDO E QUANDO VOCÊ ACHAVA QUE A JOGADA ESTAVA PERDIDA ELE CRUZAVA NA CABEÇA DO CENTROAVANTE, INCRÍVEL.AH!ELE DISSE QUE SEU APELIDO ERA CARÃO, OSMAR SANTOS O CHAMAVA CARINHOSAMENTE DE GG DA CARA GRANDE.

    ResponderExcluir
  5. Foi como o Bruno escreveu. O Getulio alem da historia no futebol se mostrou um ser humano sensivel ao lado social.
    Não sabía o quanto Getulio foi importante para o nosso futebol. Vi que ele quase foi a Copa 82 e campeão varias vezes. .
    Parabens pela entrevista e principalmente parabens ao Getulio por sua bela historia no futebol e por seu amor ao proximo.

    ResponderExcluir
  6. Getulio era o melhor lateral-direito do futebol paulista no início da década de 80. Teve grande passagem pelo São Paulo, jogando em um timaço. Pena que não foi pra Copa de 82, pois merecia estar lá. Interessante como ele saiu do Fluminense, pois não conhecia esta história. Além da excelente passagem pelo Atlético-MG no início da carreira. Pena saber desta situação atual. Torço para que mude as coisas. Bela entrevista do Bruno.

    ResponderExcluir
  7. Getúlio o ''carão'', como foi bom ter trabalhado nas categorias de base do galo com você, outro em seu lugar iria tentar de tudo pra me tirar da equipe por ser mulher é claro, mais você foi homem com H, e me ensinou muitoooo, alem de craque, você é de uma alma única, bom filho, bom amigo, eu e TODAS AS POMPONETES DO GALO, te ama por tudo que já fez e ainda faz por nossa equipe,deixo um grande abraço aqui em nome das Pomponetes do galo.
    Janete Melo
    Presidente das Pomponets do galo.

    ResponderExcluir