FTT - Futebol de Todos os Tempos

ENTREVISTAS COM EX JOGADORES, TECNICOS, DIRETORES E PESSOAS LIGADAS AO FUTEBOL QUE CONTRIBUIRAM DE ALGUMA FORMA PARA QUE PUDESSEMOS CONHECERMOS UM POUCO MAIS DA HISTORIA DO FUTEBOL BRASILEIRO E MUNDIAL.

sexta-feira, 11 de março de 2011

O Craque disse e eu anotei - VITAL & ARTUR (Resp. pelo Museu da Portuguesa)

No mesmo dia que entrevistei o neto do Mário Américo, pude conhecer o museu da Portuguesa. Quem toma conta dele é o Senhor Vital, que é um profundo conhecedor da história da Lusa. Conversamos muito sobre as glórias deste tradicional clube do futebol brasileiro, que também contou com a participação do Senhor Artur que é diretor do museu. Confiram também esta matéria.

FUTEBOL DE TODOS OS TEMPOS: Estou vendo a galeria dos presidentes. Fale deles.
VITAL: Já vamos destacar um, que é o fundador do maior grupo industrial do Brasil, a Votorantim, que é o Doutor Antonio Pereira Inácio. Foi campeão pela liga oficial (APEA) nos anos 30 e é avô do Antonio Ermírio de Moraes, que é bem parecido com ele. 
Uma prova que a Portuguesa não é só clube de portugueses e descendentes. Me refiro à Miguel Franchini Netto, descendente de italianos e um grande presidente da Portuguesa nos anos 40. Foi chefe da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo.
Teve também o Doutor Oswaldo Cordeiro e Doutor Mário Augusto Izaías, que ganhou o Rio-São Paulo de 1952. Luiz Portes Monteiro, grande presidente, que na sua gestão comprou o Canindé.
E esse, na minha opinião pessoal, não foi somente o maior presidente da Portuguesa, mas de todos os clubes do futebol brasileiro, o grande Oswaldo Teixeira Duarte. Um homem que amava profundamente a Portuguesa, dava todo o amor na administração deste clube e permanecia aqui todo os dias das 8 da manhã as 10 horas da noite.

 Mauricio Sabará e o sr. Vital tendo ao centro um quadro com o time da Portguesa campeã do Rio-SP 1952


FTT: O Senhor nasceu em Portugal no ano de 1940, veio pequeno para o Brasil e desde 1950 acompanha a Portuguesa, pegando justamente a melhor fase que foi dos anos 50, duas vezes campeã do Rio-São Paulo em 1952 e 1955, três conquistas da Fita Azul, um verdadeiro esquadrão. O que o Senhor tem a dizer da Portuguesa desta época?
VITAL: Tem a equipe que foi campeã do Rio-São Paulo de 1952, onde nós tínhamos quatro titulares indiscutíveis da Seleção Brasileira, com Djalma Santos, Brandãozinho, Julinho e Pinga. Haviam seis titulares na Seleção Paulista de 1953, sendo além destes quatro, o Noronha e o Muca, com mais três reservas, destacando o Renato, um grande jogador da Portuguesa.

FTT: Era aquele famoso ataque com Julinho, Renato, Nininho, Pinga e Simão. Como jogava este  time da Portuguesa?
VITAL: Este time não era somente o melhor do Brasil, mas do mundo. Quando fizemos a primeira excursão à Europa, os espanhóis estavam melindrados porque tinham sido derrotados por 6 a 1 na Copa do Mundo de 1950 e convidaram um clube brasileiro pra tirar a desforra, contratando o juiz e todas as condições pra eles ganharem. Mas contrataram errado, pois levaram o maior time do mundo que os derrotou lá por 4 a 3 e ganharam a Taça San Izidro de 1951, vencendo o Atlético de Madrid, campeão espanhol.


 A sensacional linha de ataque citada pelo sr. Vital - A partir da esq: Julinho Botelho, Renato, Nininho, Pinga e Simão.


FTT: E aquele famoso 7 a 3 contra o Corinthians? Há pouco nós conversávamos com o Senhor falando muito bem deste time do Corinthians, campeão daquele ano.
VITAL: Oswaldo Brandão era o nosso técnico. Ele criou uma onda que os jogadores não estavam bem, tinham sido todos internados na Beneficência Portuguesa e que não iam entrar  com um time mais fraco. Mas na hora H ele colocou realmente o grande time da Portuguesa e nós goleamos o Corinthians por 7 a 3, um dos resultados entre equipes mais famosos do futebol brasileiro.

FTT: Fale sobre o Rio-São Paulo de 1952. Como foi esta conquista?
VITAL: Foi brilhante porque realmente a Portuguesa era o melhor time do Brasil de 1951 a 1955, antes de acontecer a grande fase do Santos. O time campeão do Rio-São Paulo de 55 tinha ainda o Djalma Santos, Cabeção (que tinha vindo do Corinthians), Floriano (que veio do Botafogo), Nena, Brandãozinho, Zinho, Julinho (ainda estava), Aírton no lugar do Renato, o excepcional Ipojucan, Edmur, Ortega e Mário Américo. Temos uma entrevista em nossos arquivos com o Pelé no início de carreira, com o repórter da Gazeta Esportiva perguntando à ele, como grande jogador que já mostrava, quem você gostaria de ser. E ele responde: Ipojucan.

 Portuguesa campeã do Rio-SP em 1952.


FTT: Falamos bastante da Portuguesa dos anos 50 e falaremos agora de outras épocas. Na década de 30 também teve alguns esquadrões, com grandes nomes como o do goleiro Batatais, teve o Brandão que jogou muitos anos no Corinthians, além do Machado que formou a zaga com Domingos da Guia em 1938.
VITAL: O Batatais foi revelado na Portuguesa, defendendo a Seleção no Campeonato do Mundo de 1938 e Brandão que é até hoje o símbolo da garra corintiana. Da Seleção de 38 disputou Batatais, Brandão e Machado, que jogou muitos anos na Portuguesa, indo depois para o Fluminense.

FTT: O Fluminense praticamente contratou toda a Seleção Paulista.
VITAL: Era formada por Batatais, Neves e Machado.

FTT: Tem mais alguma curiosidade de algum time da Portuguesa?
VITAL: Nós temos no campo esportivo uma curiosidade. Trata-se do primeiro jogador brasileiro campeão mundial de futebol em 1934, sem o Brasil ter sido. Ele começou a carreira na Portuguesa e era filho do segundo presidente da Portuguesa. Foi Amphilóquio Marques, mais conhecido como Filó. Depois ele foi para o Paulistano, um time muito forte na época, que fez uma excursão muito famosa na Europa. Jogou também no Corinthians. Foi pra Itália, o Mussolini lhe deu a cidadania italiana pra jogar lá, porque a mãe dele era italiana e o pai era português.
Uma foto curiosa que podemos ver é do primeiro estádio da Portuguesa, em 1927, na rua Cesário Ramalho, no Cambuci. 
 Antigo estadio da Portuguesa no Cambuci.

A Portuguesa também é muito forte nos esportes amadores, como no ciclismo, hóquei sobre patins, futebol de salão e boxe.
O time Bicampeão Paulista de 1935/36 pela APEA, com o famoso goleiro Caxambu, que jogou também no São Paulo e participou de sua Direção Técnica. Foi um time marcante, tinha o Rodigies (ex-goleiro), Duílio que jogou muitos anos na Portuguesa, Fiorotti, Pascoalno que também jogou muitos anos, o grande artilheiro Carioca e o notável que diretor de futebol que se dedicou muito ao clube (Elísio Ferreira).

FTT: Falamos da Portuguesa dos anos 20, 30, um poucos da década de 40 e bastante dos anos 50, vamos falar agora da Portuguesa da década de 60, que tinha como grande craque o Príncipe Ivair.
VITAL: Pelé era o Rei e Ivair o Príncipe. Nair também foi marcante. Teve o Félix, que jogou muitos anos na Portuguesa, foi Tricampeão em 70 quando já era goleiro do Fluminense, mas que saiu da Lusa com mais de 30 anos.

FTT: Passou os anos 60, começando a década de 70, com a Portuguesa sendo campeã em 1973 com aquele grande time que tinha o Wilsinho, Badeco, Basílio e, principalmente, o Enéas.
VITAL: Tinha também o Pescuma, Zecão, Isidoro, Calegari, Xaxá, Cardoso e o grande jogador Cabinho.

 Sala de troféus da Portuguesa. À frente, taça do Rio-São Paulo de 1952.


FTT: Vamos falar agora de uma fase mais recente da Portuguesa, como o time da década de 80, Vice-Campeão Paulista de 1985, contra o São Paulo.
ARTUR: Perdemos por 2 a 1 e foi uma tristeza muito grande.

FTT: Chegou a década de 90, surgindo um dos maiores talentos da história da Portuguesa, que foi o Dener.
ARTUR: Pra nós, o Enéas foi o maior jogador, que fez 179 gols pela Portuguesa, sendo 46 no Brasileirão, um craque com muita tradição. Depois dele vem o Dener, esta jovem promessa. Era um terror das defesas, uma pessoa sensacional, que nos deixou muito cedo, que foi uma lacuna para o futebol brasileiro. Passou também pelo Grêmio e Vasco da Gama. Nos deu muita honra. Foi Campeão Juvenil da Taça São Paulo, ganhando por 5 a 0 do Grêmio no Pacaembu, em 1991. A imprensa o comparava com o Pelé, era o futuro Reizinho, chegando muito perto à ele que é uma coisa à parte.

 Mauricio Sabará com o sr. Artur defronte aos trofeus da Potuguesa.


FTT: Logo depois do Dener tem uma outra fase boa da Portuguesa, que foi o time Vice-Campeão Brasileiro de 1996.
ARTUR: Jogavam o Zé Roberto, Rodrigo Fabri, Capitão que também honrou muito e o Caio que voltou à Portuguesa como gerente de futebol. Quem também era muito importante é o técnico Candinho. Foi  um bom time que perdeu a final para o Grêmio. Perdemos a chance de sermos campeões aqui no Morumbi, quando ganhamos por 2 a 0. Por muito pouco não fomos campeões para a alegria de todo o Brasil que torceu pra Portuguesa. Infelizmente foi no dia do meu aniversario, 14 de dezembro de 1996, mas faz parte da vida.
No ano passado a Portuguesa completou 90 anos, faltando nove para o nosso centenário, com muitas dificuldades, mas também com muita garra. Hoje, para muitos, não é um time grande. Mas nós consideramos ela como grande. Eu sou brasileiro, meu pai é português, me ensinou a torcer pra Portuguesa, morávamos perto do Pacaembu, assisti muitos jogos do Corinthians, do Santos na época do Pelé, mas nunca deixei de ser torcedor da Lusa. Ia ver mais o Pelé do que o Santos jogar.  Meu filho Rogério torce pra Portuguesa com 20 anos de idade, tem um site conhecido como Alma Lusa, tem a mesma garra que tenho por torcer pra Portuguesa, o endereço do site é www.almalusa.net, tem toda a história do clube e é um garoto apaixonado que dorme com a camisa da Portuguesa. Quem quiser conhecer o museu do clube, está aberto todo o sábado das 11 as 14 horas, não importa pra qual time torça, é bem vindo, formamos uma legião de amigos e não de torcedores irados uns contra os outros, nosso negocio é paz nos estádios e a entrada é franca.

Uma homenagem ao Doutor Eduardo dos Campos Rosmaninho, criador do museu histórico, na gestão de Oswaldo Teixeira Duarte, nascido em 16/11/1928 e falecido em 24/11/2009, com recém completados 81 anos de idade.


REPORTAGEM: Maurício Sabará Markiewicz.
FOTOS: Estela Mendes Ribeiro.

7 comentários:

  1. A princípio as entrevistas do blog são com ex-jogadores. Mas confesso que esta realizada com o Sr. Vital e o Artur no museu da Portuguesa foi uma das mais saborosas que realizei. Contamos a história da Lusa através das suas taças, fotos, com o grande conhecimento e lucidez do Sr. Vital. Parabéns à Portuguesa por suas glórias e tradição.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom saber detalhes da historia da Portuguesa de Desportos. Teve nos anos 50 um dos melhores times na historia do futebol brasileiro e depois novamente nos anos 70 outro belo esquadrão. Tanto o sr.Vital como o Artur mostrarm todo conhecimento que possuem do clube de coração.
    Mauricio, suas perguntas foram precisas.
    Ótima entrevista e parabens aos dois entrevistados pelo carinho e cuidado com o Museu e a historia da Portuguesa.

    ResponderExcluir
  3. Caramba!Não sabia que a Portuguesa havia sido Bi-campeã do torneio Rio São Paulo e muito menos desse 7 x 3.De qualquer maneira são histórias que valem a pena saber.Parabéns Maurício

    ResponderExcluir
  4. A também foi vice campeã paulista em 1975 com um belo time, parabéns mauricio por mais essa reportagem.

    ResponderExcluir
  5. A Portuguesa tem muita tradiçao no futebol e tambem em outros esportes amadaores, fica convite para que possam nos visitar no caninde , todos os sabados da 11.00 as 14.00 horas entrada franca.
    obrigado Mauricio pela entrevista

    ResponderExcluir
  6. Artur,
    Que legal ver um comentário seu no blog. Agradeço mais uma vez por sua entrevista, da mesma forma agradeço ao Mário Américo Netto e o sr. Vital. Vocês são excelentes pessoas e faço minha as suas palavras: "fica convite para que possam nos visitar no caninde , todos os sabados da 11.00 as 14.00 horas entrada franca".

    ResponderExcluir
  7. Poxa, pararam as reportagens? interessantes, ilustrativas e curiosas. Parabéns pelo conteúdo. claudioAldecir@fasternet.com.br

    ResponderExcluir