FTT - Futebol de Todos os Tempos

ENTREVISTAS COM EX JOGADORES, TECNICOS, DIRETORES E PESSOAS LIGADAS AO FUTEBOL QUE CONTRIBUIRAM DE ALGUMA FORMA PARA QUE PUDESSEMOS CONHECERMOS UM POUCO MAIS DA HISTORIA DO FUTEBOL BRASILEIRO E MUNDIAL.

sábado, 2 de outubro de 2010

O Craque disse e eu anotei - ABELARDO

O nosso blog tem procurado através das entrevistas com ex jogadores, resgatar ao maximo a historia do nosso futebol. São autenticas oportunidades para que possamos conhecer melhor aqueles que fizeram o espetaculo dentro de campo. Aqueles que construiram a grandeza de nossos clubes, que deram o seu melhor para alcançar os titulos que ficaram na memoria.
A entrevista desta semana é exatamente um retrato fiel disto. Abelardo, o "Flecha Azul" é certamente um dos jogadores do Palestra/Cruzeiro mais antigos e ainda vivo.
Uma historia que tive o prazer de registra-la pois ele começou sua carreira logo após a segunda guerra em 1946 e jogou ao lado de Niginho e contra Leonidas da Silva. Portanto é a essencia da historia do futebol.

***********************************************************

1) FUTEBOL DE TODOS OS TEMPOS - Como foi seu inicio no futebol?
ABELARDO – Eu estudava em um seminário em Cachoeiro do Campo. Lá nós jogávamos no campeonato interno , time de atleticanos e dos cruzeirenses. Tinha muita gente boa lá. O Carlaile e
o Zé do Monte eram meus colegas e estudavam lá também. Eles jogavam no time do Atlético.
Um dia o Alcides (ex ponta esquerda ) me viu jogando e me chamou para um teste no Cruzeiro.



 2) FTT - O senhor  fez parte de um dos maiores ataques da historia do Cruzeiro. Orlando Fantoni, Ismael, Niginho e Alcides. Na época o senhor ainda era um reserva que entrava no decorrer das partidas. Foi  um ataque poderoso não ?
ABELARDO - Foi. O Orlando era mais corredor. O Alcides chutava muito bem e o Ismael era muito técnico e depois acabou indo para o Vasco. Eu era reserva mas entrava nos jogos. Niginho era o craque do time.
 (para se ter ideia, todos os 5 jogadores deste ataque estão entre os 21 maiores artilheiros da historia do clube)



 3) FTT - O senhor jogou com Niginho em 46 e 47. Ele era mesmo um fora de serie?
ABELARDO - Nossa senhora. Niginho era jogador de Copa do Mundo. Ele chutava bem e cabeceava melhor ainda. Era um monstro em campo. Artilheiro mesmo e sempre nos demos bem . Ele gostava de mim.

4) FTT - Niginho é até hoje o terceiro maior artilheiro do Cruzeiro. Só perde para Tostão e Dirceu Lopes. Na época a torcida reconhecia nele este grande idolo?
ABELARDO -  Puxa vida. Niginho era o “bam bam bam” na cidade. Todo mundo conhecia o Niginho. Onde Niginho ia dava aquele alvoroço. Era jogador que já tinha ido a Copa do Mundo e um grande artilheiro.

Bruno e Abelardo o "Flecha Azul"
5) FTT - E o Alcides. Ele até o surgimento de Joãozinho sempre foi eleito como o maior ponta esquerda da historia do clube por antigos torcedores? Era mesmo um craque? 
ABELARDO - Craque não.  Alcides sempre foi muito veloz. Ele jogava a bola na frente e era difícil do lateral segura-lo. Chutava muito bem. Ele tinha o apoio do Nogueirinha que lançava bola pra ele toda hora.

6) FTT - O senhor que viu os dois em ação quem foi melhor, Alcides ou Joãozinho?
ABELARDO - Os dois foram muito bons . O Joãozinho era craque , bem mais técnico mas o Alcides fazia muitos gols.
(Alcides é o oitavo maior artilheiro do clube com 144 gols e Joãozinho o nono com 118 gols.)


6) FTT - Então em 1948 Niginho inicia sua carreira de treinador e o senhor assume a sua vaga definitivamente. No primeiro campeonato jogando como titular e a artilharia do mineiro com 18 gols. Era a consagração?
ABELARDO - Ah foi. Niginho foi meu técnico e eu titular no seu lugar. Fiz gol de todo jeito. Eu era muito franzino e rápido e dava trabalho para os meus marcadores.



7) FTT - Neste ano o Cruzeiro fez dois jogos na fase final do mineiro contra o Atletico. Um venceu no estadio do Barro Preto por 1x0 com um gol seu. Depois jogaram no estadio do America na Alameda e o placar ficou em 2x2 com mais dois gols seus. O senhor se recorda destes jogos?
ABELARDO – Eu sempre joguei bem contra o Atlético. Eles tinham até arrepio de mim (risos).
Eu era amigo da maior parte dos jogadores deles e teve um jogo que a bola ficou limpa pra mim e eu falei   pro Kafunga escolher qual canto ele queria que eu chutasse . Falava pra ele: escolhe rapido Kafunga, escolhe....(risos) .O Kafunga as vezes ficava bravo falando que eu estava querendo fazer o nome em cima dele

 Abelardo contra o Atletico, sempre grandes apresentações. Alto e franzino subia muito para cabecear.

8)FTT – E o Kafunga era mesmo um bom goleiro ou é mais historia?
ABELARDO – Não é historia não. Ele era muito bom. Era muito técnico. Voava nas bolas com facilidade.

 FTT - E o Atlético tinha também o Mão de Onça.
ABELARDO – É tinha , mas o Kafunha era muito melhor. Mais técnico .

9) FTT - O Atletico tinha um grande time nesta época. Kafunga, Murilo, Ramos, Mexicano, Zé do Monte, Carango, Lucas,Tião, Carlaile, Alvinho e Nivio. Foi um dos melhores times do Galo em todos os tempos?
ABELARDO – Foi um dos melhores. Eram sempre jogos difíceis.


10) FTT - Quais jogadores te impressionavam mais neste time do Atletico?
ABELARDO - O Zé do Monte, Murilo e Carlaile.

11) FTT - E seus duelos com o Murilo.
ABELARDO – Eram disputados. O Murilo era um cara muito educado um senhor zagueiro. Jogamos muitas vezes um contra o outro aqui (em BH) e depois a gente se encontrou em São Paulo. Primeiro eu no Palmeiras e depois  no Santos. Ele jogava no Corinthians.


                                                    Abelardo o Flecha Azul fez 82 gols com a camisa azul do Cruzeiro.

12) FTT - O Cruzeiro ia jogar em Lourdes , o Atletico no Barro Preto alem do America na Alameda. Como eram os clássicos nesta epoca?
ABELARDO – Eram jogos muito duros. Eu sempre fazia gols no Atlético e teve uma vez que meus amigos de escola (Carlaile e Ze do Monte) me deram cobertura lá porque a torcida estava brava comigo e queria me pegar.

 13) FTT - Estamos falando da rivalidade entre Cruzeiro e Atletico mas o America tinha um time muito forte nesta época tambem .
ABELARDO - Tinha um time muito bom. Tinha jogadores experientes e bons de bola.


14) FTT - Foram campeões em 48 com jogadores como Lusitano, Lazzaroti, Petronio, Negrinhão e o argentino Valsechi. Mereceram o titulo?
ABELARDO - Acho que mereceram. Nosso time também era bom mas eles eram mais experientes e acabaram vencendo. Valsechi era muito bom jogador e o Lazzarotti marcava muito bem.

ABELARDO VAI PARA O PALMEIRAS E EXCURSIONA A EUROPA EM 1949


15) FTT - Em 1949 o senhor se transferiu para o Palmeiras. Como foi esta transferencia?
ABELARDO - Eu fui vendido muito novo ainda (na época Abelardo tinha 22 anos)

16) FTT - E pegou um timaço. O Palmeiras de Oberdan Cattani, Waldemar Fiume, Sarno, Turcão, Jair Rosa Pinto, Canhotinho e Lima.
ABELARDO - É tinha o Oberdan , o Waldemar, este era um craque. O Eduardo Lima já estava mais velho mas ainda jogava certinho. Ele falava pra gente “quero ver vocês chegarem onde eu cheguei”. Tinha o Jair Rosa Pinto cracaço. Nossa que bomba que ele tinha. Uma perninha curtinha mas chutava muito forte.  O Canhotinho que driblava demais



17) FTT - E logo de cara voces foram fazer a primeira excursão do clube a Europa. Como foi esta viagem?
ABELARDO - Fomos jogar na Espanha, no aniversario do Barcelona. Jogamos tambem contra o Atletico de Madrid.


18) FTT - Como foi ser campeão paulista em 1950?
ABELARDO – Eu joguei em poucos jogos pois era reserva e entrava nas partidas mas fiquei muito feliz. Eu revezava com o Aquiles.

19) FTT - A final foi contra um grande time. O São Paulo de Mauro; Bauer, Rui e Noronha, Friaça e Teixeirinha. Foi um jogo muito dificil? (1x1)
ABELARDO – Nossa este time do São Paulo tinha muito conjunto. Os caras jogavam certinho , acertados um com os outros. Parecia uma maquina certinha. E eu joguei contra o Leonidas tambem. Teve um jogo que fiquei no banco e no outro eu estava em campo. Ele era muito chato, reclamava de tudo com os jogadores do time dele. Era medalhão, foi na Copa do Mundo e aí já viu né. Mas jogava muito.

20) FTT - Quanto tempo o senhor ficou no Palmeiras?
ABELARDO – Dois anos.

21) Então o Palmeiras  te emprestou ao Santos.
ABELARDO – Foi. O Niginho era técnico do Santos e pediu minha contratação. Fiquei lá seis meses.

22) FTT – Porque o senhor não ficou mais no Santos?
ABELARDO - Eu já não agüentava mais de saudades de Belo Horizonte. Eu ficava sozinho lá e a saudade apertou. Vim embora então.



23) FTT – Quem tinha neste time do Santos que o senhor se lembra?
ABELARDO – Ahh tinha o Antoninho que jogava muito e o Tite.

 Abelardo, o Flecha Azul fez 84 gols com a camisa do Cruzeiro.



20) FTT - Foi então que o Cruzeiro reapareceu na sua vida? O bom filho a casa torna.
ABELARDO – É eu voltei para o Cruzeiro.Terminei minha carreira com o Niginho sendo meu tecnico.

21) FTT - Porem  a sua volta coincidiu com um dos piores momentos na historia do Cruzeiro e um grande time formado pelo Atletico. Eles acabaram sendo campeões de 1952 a 56. Foi um periodo dificil?
ABELARDO - Foi uma epoca muito difícil. Eles tinham um time muito forte, o Carlaile era jogador da seleção brasileira. O nosso tinha 4 ou 5 bons e o resto era um ajuntamento.


22) Mas o Cruzeiro também tinha o Paulo Florêncio que já tinha feito duas partidas pela seleção na Copa América em 1942.
ABELARDO – Ahh o Paulinho jogava bola. Este foi um dos meus parceiros. O Paulinho recebia um lançamento, olhava para um lado e dominava para o outro desorientando o adversário. Você jogava uma bola no peito dele e ele olhava pra lá e dominava já deixando ela cair pra cá.

Em 2007 o Cruzeiro prestou uma homenagem a alguns dos seus idolos mais antigos ainda vivos. No lançamento da camisa da fundação do Palestra de 1921 e a primeira camisa do Cruzeiro em 1942 estiveram presentes :Nogueirinha, Rizzinho, Abelardo, Paulo Florencio, e Amauri.

Abelardo conversa descontraidamente com Nogueirinha, Rizzinho e Amauri na homenagem do Cruzeiro



27) FTT - Para fechar com chave de ouro , o senhor esteve presente na conquista do bicampeonato do Cruzeiro em 59-60.
ABELARDO – É mas aí eu já estava velho e revezava com outros atacantes. Acaamos ganhando dois campeonatos.
28) FTT – Nesta epoca começou a se montado aquele timaço do Cruzeiro dos anos 60. O senhor jogou com Amaury, Hilton Oliveira, William e Procópio.
ABELARDO – Procópio, ahh o Procópio foi meu grande amigo no futebol. Até hoje ele tem uma coisa comigo, um carinho especial. É o maior fã que eu tenho

Time do Cruzeiro campeão de 1960. Este time conquistou o tricampeonato em 59-60-61.  Procopio é o segundo em pé da esqueda para a direita e Amauri o quinto. Agachado segurano o garotinho está Hilton Oliveira.

29) FTT - Aponte os 5 melhores jogadores que viu em campo?
ABELARDO – Niginho, Jair Rosa Pinto, Pelé, Didi, Heleno de Freitas. O Heleno jogava muito bem , ele jogava bonito e era muito vaidoso. O pessoal falava que meu estilo de jogar era parecido com o dele. Não sou eu que falava não viu, eram as pessoas. Ele era muito conversado e quando vinha jogar falava dos lances dele na seleção brasileira. "Você viu aquele lance meu contra o Uruguai? Jogar lá não é pra qualquer um não. " Tinha também o Zizinho , ele era o melhor de todos estes. Zizinho era um cracaço. Foi o maior que eu vi.

4 comentários:

  1. Outra bela entrevista para enriquecer ainda mais esse acervo maravilhoso sobre o futebol de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa esta entrevista feito pelo Bruno. Parabéns!!!
    O Abelardo foi de uma época em que o antigo Palestra-Itália tinha que se adaptar ao novo nome, por ocasião da Segunda Guerra Mundial. Fato este igual ao que aconteceu com o Palmeiras, quando esta história foi bem detalhada quando fiz a entrevista com o Oberdan Cattani.
    Todos os jogadores tem histórias maravilhosas para contar, mas confesso que quando entrevisto jogadores bem antigos, a satisfação é ainda maior, pois eles se emocionam quando são lembrados e contam histórias que muitas pessoas mais jovens desconhecem.
    Abelardo jogou pouco no Palmeiras, de 1949 a 1951, marcando 19 gols em 38 partidas (Almanaque do Palmeiras).
    Parabéns, Bruno, por mais uma brilhante entrevista!
    Parabéns, Abelardo, por sua história no futebol!

    ResponderExcluir
  3. BLZ... CARA TEVE UM FLECHA AZUL DE MINHA CIDADE QUE JOFOU NO CRUZEIRO,NÃO SEI SE ESTE PODE SER.
    CARA ME AJUDE A PROCURAR MAIS HISTÓRIAS DO CLUBE DE MINHA CIDADE CARANDAI SPORT CLUBE..
    ESTE É MEU SITE EU SOU DIRETOR DO CLUBE E PRECISO FAZER ALGUMAS HISTÓRIAS BLZ .

    MEU SITE ; http://carandaisportclube2011.webnode.com/
    EMAIL: CARANDAISPORTCLUBE@HOTMAIL.COM

    .....

    ResponderExcluir
  4. Bruno, o Nogueirinha segue vivo com seus 96 anos e completamente lucido. Acredito que seja um dos últimos, se não o último representante vivo de quem jogou na virada que transformou o palestra italia em Cruzeiro, no ano de 1942. Ele jogou de 40 a 47.
    Se quiser entrevistá-lo, podemos marcar. Meu e-mail é fabionz@hotmail.com

    ResponderExcluir