FTT - Futebol de Todos os Tempos

ENTREVISTAS COM EX JOGADORES, TECNICOS, DIRETORES E PESSOAS LIGADAS AO FUTEBOL QUE CONTRIBUIRAM DE ALGUMA FORMA PARA QUE PUDESSEMOS CONHECERMOS UM POUCO MAIS DA HISTORIA DO FUTEBOL BRASILEIRO E MUNDIAL.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

O Craque disse e eu anotei - REINALDO

Marquei com Reinaldo a entrevista para a parte da tarde no seu estadio. Fui pensando como sería recebido e se tudo daría certo pois afinal não sou jornalista. Sequer gravador eu possuo e improvisei com o apoio de meu filho a gravação com a maquina fotografica dele que aliás registrou tudo em video tambem.
Reinaldo chegou pontualmente de chapeuzinho pescador e veio nos cumprimentar. Sentamos numa mesa e lhe apresentei o Blog FTT e ele achou muito interessante este resgate dos grandes times e craques que fizeram a historia do nosso futebol.
Falei com ele que eu não era um jornalista mas sim um apaixonado por futebol e que gostava de conhecer a historia dos grandes jogadores.
A conversa foi fluindo e Reinaldo me deixou muito a vontade , mais pareciamos dois amigos numa mesa de bar pois a conversa saía naturalmente entre risadas e lembranças.
Senti um Reinaldo de bem com a vida, alegre e esperançoso no projeto do seu clube com a chegada da copa do Mundo ao Brasil.
Confiram a entrevista.



1)Reinaldo, você começou a jogar no profissional com apenas 16 anos. Você acredita que o Atletico poderia ter feito um melhor trabalho de fortalecimento , semelhante ao que o Flamengo fez com Zico ou foi azar mesmo a sua primeira contusão?

Não, os clubes não tinham esta visão.O futebol ainda era muito romantico , a preparação fisica era muito tímida e o desenvolvimento da medicina esportiva era muito precaria. O futebol era encarado mesmo pela sua condição tecnica e não tinha esta preparação do atleta. Eu comecei jogando com 16 anos corpo de adolescente , no meio de profissionais adultos onde eu levava uma desvantagem danada. Não tinha esta programação, este planejamento dos dias de hoje. Então a gente não pode nem culpar a direção do Atletico pois eles não tinham esta visão e muito menos da parte medica.

2) Como foi ser campeão mineiro em 1976 com um time de garotos como você, Marcelo, Paulo isidoro, Cerezo, Danival sobre o todo poderoso Cruzeiro campeão da Libertadores?




Foi uma grande alegria, uma afirmação pra gente que estava começando. O nosso time já estava jogando a um bom tempo junto, tinha um bom entrosamento, era um time jovem, rápido muito bem treinado pelo Barbatana. A gente reconhecia no Cruzeiro um grande time, uma grande equipe, embora a gente observasse tambem que o time do Cruzeiro era um plantel envelhecido. Jogamos respeitando o Cruzeiro mas após o primeiro jogo da final , com todo respeito , vimos que podiamos ser campeões e jogamos para isto. Vencemos os dois jogos.









3) Geralmente quando jogava contra o Cruzeiro suas atuações eram de gala. Qual foi o seu clássico inesquecivel ?



Acho que foram estes dois jogos das finais do mineiro de 76 mesmo. Foram dois jogos perfeitos. Alem de ter jogado muito bem, com jogadas de efeito eu fiz gol nos dois jogos e estas partidas então estão na minha memoria e que guardo boas lembranças.

http://www.youtube.com/watch?v=IzJWBf31LJw

Reinaldo fazendo o primeiro gol do Galo na primeira partida da final.

4)Eu me lembro bem dos duelos que você e Joãozinho travavam nesta época. Reinaldo arrebentando pelo Galo e Joãozinho pelo Cruzeiro. O que você achava do Joãozinho? Ele poderia ter ido a Copa de 78?


Olha, Joãozinho foi um craque, um genio, um jogador fantastico, ele reunia todas as qualidades de um craque. Ele era habilidoso, tinha força, ía pra porrada, inteligente, cabeceava.......bom enfim , Joãozinho era realmente um craque. Ahh eu gostava muito de ver o Joãozinho jogar. Eu assistía jogos do Cruzeiro para ver o Joãozinho jogar. Joãozinho foi um dos jogadores mais injustiçados da historia do futebol brasileiro............e até no Cruzeiro tambem. Acho que ele foi o maior , com todo respeito aos outros jogadores. Sem duvida que para aqueles que amam o futebol , eles sabem que Joãozinho foi um genio, um fora de serie. Ele merecia estar na Copa mas a historia foi um pouco cruel com ele. Aliás.............não foi cruel não , porque se a gente for buscar a historia do Joãozinho, vai ver que é uma historia maravilhosa. Sempre fui fã do Joãozinho e depois fiz questão de ser amigo dele. Tenho grande admiração por ele e ele fez muito pelo futebol. Era um jogador que ganhava o jogo, ganhava o campeonato com aquele jeito moleque dele.


5) No Atletico quem foi seu grande parceiro, aquele com quem só de olhar você já sabia onde se posicionar?

Eu tive dois grandes parceiros no Atletico que tinham aquele entendimento perfeito. Um foi o Marcelo e o outro o Cerezzo. Desde o juvenil , eram jogadores que tinhamos entendimento telepático, alem da gente se complementar alí. Fomos criados juntos e sabiamos a maneira de cada um jogar. Então, estes dois jogadores foram muito importantes na minha formação, na minha historia dentro do Atlético.

6) Se tivesse que fazer uma escolha, qual Atletico você prefere. O de 1976 com Vantuir, Cerezo, Danival, Marinho, Marcelo e Paulo Isidoro ou o de 80 com Luisinho, Osmar Guarneli, Cerezo, Chicão, Palhinha e Eder ?


O de 76 era um time bem superior, mais leve, mais tecnico, melhor treinado. Um time que talvez teve mais talento tambem. Reunía Marcelo, Marinho. Marinho foi um craque, Danival um craque, Cerezzo, o Heleno, o Ziza ótimo ponta esquerda. Enfim um time muito bom este de 76.
O de 80 era um time bom , time experiente mais pesado mas não iria resistir ao de 76
8) E os clássicos dos anos 80 contra o Flamengo, tinham um gostinho especial?




7) Qual foi a sensação que você sentiu quando em 1980 com o Maracanã recebendo mais de 150 mil pessoas, a torcida do Flamengo pegando no seu pé e você mesmo arrastando foi lá e fez o gol de empate?

Uai, foi inesprimivel (risadas). Foi uma sensação fantástica! Os jogos que nós fizemos contra o Flamengo, sendo o time de maior torcida em todo Brasil e tambem um time de tradição e que tinha tambem uma grande equipe com grandes jogadores, foram jogos inesqueciveis.Em 80 então no Maracanã, foi a consagração, a gloria, apesar de termos perdido o titulo foi a maior final de campeonatos brasileiros. As duas equipes sendo base da seleção brasileira. Um publico cque devia ter 200 mil pessoas pois se pagaram 155 mil outros tantos entraram com carteiradas.
Foi um jogo muito bonito com as duas equipes sendo buscando o gol. Nestes grandes jogos o grande jogador sempre tem um "plus", a dedicação é maior.

8) Porque afinal aquela sua expulsão pelo Jose de Assis Aragão? A que você atribui sua saida?

Ele quiz tumultuar o jogo, criar uma outra situação, mudar aquela situação do empate, pois o empate iria conduzir o Atletico ao titulo. Com a minha expulsão ele tumultuou o jogo. Eu era o jogador que tinha feito os dois gols , eu sempre jogava bem contra o Flamengo e desequilibrava apesar de estar machucado. Já no final do segundo tempo ele tinha de fazer alguma coisa, algo pra trazer um beneficio pro Flamengo e começou com a minha expulsão que foi gratuita. Eu passei em frente a uma bola de um impedimento que não houve e ele me deu cartão amarelo. Ele foi saindo e na volta já voltou me dando o vermelho como se eu o tivesse xingado. Não xonguei e mesmo se tivesse xingado ele não teria escutado com aquela barulheira do Maracanã.Então ele criou esta situação para favorecer o Flamengo


9) Mesmo sendo carrasco varias vezes do Flamengo até hoje você é muito respeitado por toda nação rubro negra. Isto é muito legal não é rei?

É muito legal. Eu graças a Deus, no país inteiro tenho este reconhecimento, carinho e admiração dos torcedores. Em particular a torcida do Flamengo, no Rio de Janeiro que sempre foram muito espontaneos. O carioca em geral se manifesta com alegria, ele te joga pra cima e tira onda tambem mas comigo quando falam especificamente deste jogo e começam a tirar marra, eu digo que se forem falar desta partida de novo eu vou empatar o jogo novamente e voces vão acabar perdendo o titulo (risadas gerais)...aí termina a discussão.


10) Falando em Flamengo, você jogou varias vezes na seleção com Zico. Foi um dos jogadores com quem melhor você se entendeu em campo?

Sem duvida. Zico era um jogador perfeito! Um meia armador que alem de saber organizar o time , sabia tabelar e tinha uma visão tática perfeita .Um jogador que tambem finalizava, chegava na area muito bem, acionava o centro avante. Ele foi um dos maiores jogadores do Brasil. Foi uma honra pra mim jogar ao lado do Zico que não só como jogador mas como homem é tambem um grande amigo, um profissional perfeito.

11) Como era seu relacionamento com Tele Santana?

Era bom, desde que cheguei ao Atletico Tele me conhecia. Acompanhou todo este meu desenvolvimento . Minha ida pra seleção, depois Tele tambem foi e me levou varias vezes. Em 1982 o Telê não quiz arriscar comigo porque eu tinha um historico de contusões e havia tambem muita onda, muita agitação extra campo a meu respeito e ele levou em consideração e então Tele me cortou da seleção e não me levou a Copa. Mas eu considero ele um grande profissional , um grande treinador qu eu tive e que contribuiu muito na minha formação.



12) Qual foi o seu grande tecnico no futebol?

Claudio Coutinho! Um treinador inteligente, revolucionario que mostrou uma nova perspectiva de jogo. Gosto muito tambem do Barbatana apesar da sua dificuldade em lidar com os jogadores. Ele foi um treinador estrategico e tem o Tele tambem. O grande mérito do Telê era que ele te colocava em forma. Extraía o melhor da sua forma fisica e tecnica. O Telê ensinava a situação de jogo. Acredito que quase todo jogador que passou pelo Tele apresentou sua melhor forma neste periodo.

13) Cite os 5 melhores jogadores que você viu no futebol.

Pelé, Cruyff, Zico, Cerezzo, Garrincha......eu vi Garrincha jogar tambem. É claro que eu posso falar mais uns 20 tambem no mesmo nivel. Romario ahhh Romario não pode ficar de fora desta lista, Rivelino.

14) Você acha que seu estilo de jogar é semelhante ao de Tostão?

Um pouco. Eu tinha um pouco mais de explosão. O Tostão sempre foi meia e eu sempre mais na frente e eu tinha mais de velocidade do que ele. Mas Tostão tinha inteligencia mais ampla , ele lançava mais, servia mais e era canhoto. Eu acho então que foge um pouco das caracteristicas não dá para comparar os dois. Tostão foi um jogador mais refinado.

ahhh (Reinaldo lembrando) Joãozinho tambem está nesta lista dos 5 melhores aí.



15) Porque você ficou apenas alguns meses no Palmeiras?

Ah eu tinha feito um contrato que já ia acabar em tres meses e então fui convidado para ir a Cuba, um encontro de intelectuais da America Latina. Nesta época, o Brasil não tinha nem relações diplomaticas com Cuba e eu fui e alem disto o Palmeiras estava numa fase muito ruim. Eu fui em agosto e meu contrato iria até Dezembro então resolvi antecipar a minha saida.

16) Explique melhor sua transferencia para o Cruzeiro. Foi marketing, você se arrependeu ou o que houve afinal?

A do Cruzeiro eu já tinha parado de jogar bola. Eu estava dando uma entrevista que tinha parado de jogar bola e neste dia estava com o Roberto Drummond quando o telefone tocou. Eu atendi e era o presidente do Cruzeiro Benito Masci. Ele me fez o convite e eu disse: presidente mas eu estou aqui dando entrevista que vou para de jogar bola (risadas) e ele disse não pára, vamos conversar. E eu disse que não tinha mais condições . Porem a dietoria do Cruzeiro insistiu muito e acabamos fazendo um contrato de 3 meses. Aí então eu fiquei treinando no Cruzeiro por uns dois meses mas aí eu vi que não tinha mais condição fisica. eu tinha que tomar remedio pra jogar bola e não tinha mais condição fisica. Eu tinha de ter uma preparação muito grande para mim jogar. Então eu fui parando e no final eu não estava nem indo treinar mais. Foi então que o presidente falou que eu tinha de fazer pelo menos um jogo. Então fiz um jogo e parei.

17) Qual foi ou foram os melhores zagueiros contra quem você jogou?
Figueroa, Mozer e Julio Cesar.

18)E para você qual foi o seu gol mais bonito?
Eu gosto muito do gol que fiz contra a Polonia pela seleção brasileira.

Foi sua estreia na seleção não é Reinaldo?
Foi minha estreia e eu dei aquele chapeuzinho. O gol da placa aqui no Mineirão eu tambem gosto, contra o America de Natal.



E o gol do chapeu sobre o Abel?
Ahh tem este aí mesmo. Este sobre o Abel foi espetacular.


19) E o tão badalado time do Santos, apelidado de Meninos da Vila. Quem merecia estar na seleção para esta copa?

Acho que o Santos tem jogadores que serão titulares da seleção. Robinho já é um deles e ele é genio. Este já é titular. Mas tem tambem o Neymar e o Ganso que estão numa fase espetacular e merecem a oportunidade de ir a Copa. Estes treinadores tem de ter coerencia nos seus discursos pois eles dizem que irão a Copa os melhores no momento e os melhores agora são estes. E até se não estiver melhor, apesar que o treinador tem as suas razões que a propria razão desconhece....(risadas) Eu acho que se ele trocasse Julio Batista pelo Neymar, Josué pelo Ganso acrescentaría para o grupo. Tudo bem que os caras estiveram com o Dunga este tempo todo mas ele não pode desviar a historia. Neymar fora da Copa é desviar a historia.

20) Quais são seus favoritos para a Copa ?

O Brasil sempre é favorito. Apesar que eu acho que vai ficar mais didicil pro Brasil esta Copa. Eu acho que a Espanha está muito bem, vem com um time muito bom. A Italia é sempre um time de resultados e a Inglaterra que tem uma seleção interessante.

E a Argentina Reinaldo?

Ahh eu não acho o time da Argentina bom não, apesar que eles sempre conseguem se superar atraves de muita raça. Eles tem uma determinação uma vontade quando a coisa vale capaz de superar esta deficiencia tecnica deles.

21) E seu projeto do BH Futebol Cultura. Como está e o que falta para decolar?

Falta uma politica no esporte deste país. Porque um clube como o nosso que tem patrimonio , um clube organizado que não tem divida nenhuma mas tambem não temo nenhum patrocinador. Eu acho que com a Copa do Mundo e as Olimpiadas vai haver um insentivo. O governo precisa deste fomento no futebol. Esta é a grande dificuldade que a gente tem aqui. Porem hoje com muito esforço e sacrificio a gente aqui toca o nosso projeto e estamos disputando o campeonato mineiro de juniores mas o que esperamos é chegar na primeira divisão do futebol brasileiro. Nosso clube não é um clube somente para a formação de jogadores. É claro formamos jogadores e vendemos jogadores mas temos objetivos maiores e a gente ve espaço principalmente aqui em Minas Gerais para estar disputando a primeira divisão do campeonato mineiro.
Tivemos um projeto aprovado pelo Minsiterio do esporte que não traz lucros finaceiros mas é educacional. Isto já é bom mas queremos começar a disputar a terceira divisão do mineiro em breve.

22) Pra finalizar o blog FUTEBOL DE TODOS OS TEMPOS tem a honra de realizar sua primeira entrevista com um dos maiores jogadores de todos os tempos no futebol brasileiro. Um jogador genial, que pensava segundos a frente de outros e que nos proporcionou gols antologicos. e inesqueciveis.
Que o povo brasileiro não se esqueça dos seus idolos e que dirigentes da CBF e dos clubes possam valorizar estes ex atletas como eles merecem.
O que pensa disto?

É muito triste que um país pentacampeão do mundo, que tem uma paixão enorme pelo futebol não tenha tanta memoria daqueles idolos que cescreveram esta historia. A CBF está muito bem organizada, é uma entidade muito poderosa mas acho que antes da CBF o governo deveria ter uma politica para o esporte como eu já havia falado. As centenas de clubes que existem no pais necessitariam de um maior apoio e um amparo pois a carreira de jogador de futebol é desgastante e depois que você encerra a carreira de jogador de futebol, você cai na sociedade sem muita experiencia, sem maiores habilidades e é cobrado por esta mesma sociedade. Durante a carreira o atleta trabalha com seu corpo em tempo integral e muitas vezes não tem tempo paro um estudo mais especifico e depois fica sem amparo.A maioria dos jogadores são aposentados por invalidez que é a herança que muitos ficam do futebol, com dores no corpo , alguns mancando e alem do problema fisico muitos ficam com problema pscicologicos.
Existe uma grande rejeição dos clubes para com seus idolos . Muitos não sabem respeitar seus idolos. Clubes que não respeitam seus idolos acabam pagando por isto. Falo isto porque eu mesmo sou considerado o maior idolo do Atletico, aclamado na rua e os torcedores gostam muito de mim mas os diretores não querem nem que eu passe perto do clube (risadas), A gente lamenta. este clube mesmo que eu criei era para ser uma extensão do Atletico . O clube tem 19 anos e eu nunca recebí nada, absolutamente nada do Atletico. A gente fica muito decepcionado com estes clubes e por isto eu fiz o BH Futebol Clube. Pelo menos aqui eu posso viver o futebol com tranquilidade, sem estas picuinhas pessoais.Claro que quando falo do não reconhecimento estou falando do clube e não dos torcedores. Passaram inumeras diretorias pelo Atletico e ninguem nunca valorizou os ex jogadores, aliás eu sempre fui rejeitado. A gente fica magoado por ter tomado tanta porrada por causa do Atletico fazer a historia do clube e não ser reconhecido.
Sou o maior artilheiro da historia do Mineirão e outro dia fui barrado no estadio, não me deixaram entrar para ver o jogo do meu Galo.
Ao final da entrevista o gesto dos Panteras Negras partido revolucionario dos Estados Unidos nos anos 60 e 70 imortalizado por Reinaldo nas comemorações dos seus gols.
******************
Dedico esta primeira entrevista ao amigo da FTT e meu pessoal Paulo Senra que foi quem fez o primeiro contato com o Reinaldo me passando o seu contato.

13 comentários:

  1. Tem muita gente que não possui formação acadêmica em jornalismo e, manda muito bem nos textos e na elaboração de uma matéria. Tornando assim, o que seria uma entrevista, num bate-papo gostoso e super agradável como este ... prazeroso de se ler.

    Parabéns, Bruno pela bela entrevista!

    Você pode não ser um repórter formado, porém, um amante torcedor, muiiito bem [IN]formado!

    Carinhoso abraço!

    ResponderExcluir
  2. Reinaldo é o eterno rei da torcida do galo e mora também nos corações dos brasileiros que aprenderam a amar o futebol-arte! Capita; gostei muito deste abrangente e cordial bate-papo!
    ftadini

    ResponderExcluir
  3. O primeiro passo já está dado! Que venham as próximas entrevistas. Começou muito bem, Brunão!

    ResponderExcluir
  4. Excelente blog. A entrevista com o Reinaldo é imperdível. Parabéns amigo Bruno. Se me permite vou colocar um link no ZEDucando para este seu blog, na seção 'Outras viagens'.

    grande abraço,

    José Rosa.

    ResponderExcluir
  5. Jose Rosa
    é um prazer ter um link no Zeducando.
    um abraço

    ResponderExcluir
  6. Em minha vida, sou muito feliz, só tenho uma grande frustração e tristeza. Não ter visto o Reinaldo jogar.
    Parabéns pela entrevista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E NUNCA VAI VER , PORQUE JAMIS APARECERÁ UM IGUAL!

      Excluir
  7. Só agora estou tomando conhecimento dos detalhes desta entrevista.Reinaldo não é ídolo só do Atlético,todos que o viram jogar aplaudem até hoje.Bela entrevista

    ResponderExcluir
  8. Esse aí me matava de raiva...rsrsrsr.

    Craque!!! Fora de série!!!

    ResponderExcluir
  9. Que entrevista, Bruno!!

    Parabéns!!

    E como o Reinaldo é inteligente!!

    E jogava muito!!

    Ainda lembro muito daqueles jogos contra o Flamengo.

    Assisti pela TV na casa de uns primos meus, em Natal.

    Todos flamenguistas!!

    E só eu torcendo para o Atlético.

    Imaginem a zoação depois da vitória do Flamengo!! Rs.

    ResponderExcluir
  10. Grande entrevista, vi pouco o Reinaldo jogar, mas sei da sua importância e quanto é idolo
    da torcida do Atlético, Parabéns Bruno.

    ResponderExcluir
  11. Foi o gol mais bonito de Reinaldo o que ele deu um chapéu no Abel, então zagueiro do Vasco da Gama no Mineirão. Paulo Isidoro lançou da direita ELE...matou no peito no bico da pequena área, deu um chapeú no Abel e sem deixar a bola tocar o gramado fuzilou mandando no ângulo esquerdo de Andrada. Este procura até hoje a bola nos fundos das redes e como ELE conseguiu. Abel até hoje deve sonhar com este belíssimo gol de Reinaldo. Reinaldo foi um mago nos campos de futebol.

    ResponderExcluir
  12. FRIENDERRACHI,LEONIDAS,ADEMIR DE MENEZES,COUTINHO,REINALDO,CARECA ,EVAIR ,FRANÇA ,FRED SÃO OS MELHORES E MAIS TECNICOS CAMISA 9 DO FUTEBOL BRASILEIRO E REINALDO FOI O MELHOR DE TODOS , RONALDO E ROMARIO ERAM ATACANTES , SÓ FICARAM RESTRITOS APENAS DENTRO DA AREA NO FIM DA CARREIRA.E O CENTROAVANTE P/ COPA DE 1982 TINHA QUE SER O REINALDO.

    ResponderExcluir