FTT - Futebol de Todos os Tempos

ENTREVISTAS COM EX JOGADORES, TECNICOS, DIRETORES E PESSOAS LIGADAS AO FUTEBOL QUE CONTRIBUIRAM DE ALGUMA FORMA PARA QUE PUDESSEMOS CONHECERMOS UM POUCO MAIS DA HISTORIA DO FUTEBOL BRASILEIRO E MUNDIAL.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O Craque disse e eu anotei - TOSTÃO

Consegui o telefone do Tostão através do seu primo Ronaldo Drummond que foi meu ultimo entrevistado. Estrela de primeira grandeza do futebol mundial e comentarista conhecedor do futebol, confesso que Tostão me passava pela primeira vez um certo temor em ligar e sequer ser atendido. Ledo engano. Educadamente o Mineirinho de Ouro me atendeu e pediu que lhe enviasse o link do blog. Depois de algumas conversas,  Tostão resolveu aceitar responder as perguntas via e-mail. Bastante ocupado me propos lhe enviar as perguntas que me responderia . Não exitei pois sabia que não é todo dia que se consegue conhecer um pouco do passado deste extraordinario jogador. Portanto pela primeira vez na historia do blog fazemos uma entrevista sem ser "InLoco" mas certamente aumentará o prestigio do FUTEBOL DE TODOS OS TEMPOS e muito nos orgulha ter aqui registrado um pouco da carreira de Eduardo Gonçalves Andrade, Tostão para o mundo.

1 - FUTEBOL DE TODOS OS TEMPOS - Afinal você começou no Cruzeiro ou America?
TOSTÃO – Antes de ser profissional pelo Cruzeiro, joguei nas categorias de base do próprio Cruzeiro e, depois, do América-MG.

2 -  FTT - Chegou a jogar no profissional do America?
TOSTÃO – Não. Fiz apenas um jogo amistoso, mas ainda era do juvenil.

Tostão o segundo a partir da direita no juvenil do America

TOSTÃO O MAIOR JOGADOR NA HISTORIA  DO CRUZEIRO

3 - FTT - Chegou ao Cruzeiro em 1963 e passou a jogar no meio campo. Sua posição de origem era armador ou ponta de lança?
TOSTÃO – No Cruzeiro, fui ponta de lança e, depois, centroavante. Nunca joguei no meio-campo.

4- FTT - Pouco a pouco Dirceu Lopes foi entrando no time de cima e logo passou a ser titular. Como voces dois passaram a jogar?
TOSTÃO – Eu e ele éramos dois meias ofensivos. Eu, um pouco mais à frente (ponta de lança).


Tostão e Dirceu Lopes - Uma das maiores duplas que o futebol brasileiro pode assistir


5 - FTT - Depois você atuou ainda de centroavante para a entrada do Ze Carlos no meio campo. Onde você acha que rendia melhor?
TOSTÃO – De centroavante, passei a jogar pior. Nessa posição, atuei, pelo Brasil, na Copa de 1970.

6 - FTT - Veio a final da Taça Brasil de 66. Na segunda partida quando o Santos vencia por 2x0 você perdeu um penalti. Como foi para um jovem de 19 anos lidar com aquele momento?
TOSTÃO – Reagi e passei a jogar melhor. Logo, fiz um gol de falta.

Tostão brilhou no segundo jogo da Taça Brasil 66 no Pacaembu.


7 - FTT - Foi a maior partida de sua vida?
TOSTÃO – Foi a mais importante no Cruzeiro.

8 - FTT - Você foi então convocado para a Copa de 66. Na partida em que a Hungria venceu o Brasil por 3x1 eles foram realmente melhores ou a seleção brasileira é que não se encontrou?
TOSTÃO – A Hungria foi muito melhor. E não foi surpresa.

9 - FTT - A Hungria mesmo não sendo mais aquela maquina de 54 ainda jogava um futebol bonito ou havia mudado o estilo?
TOSTÃO – A Hungria era uma forte seleção, o que não acontece mais, há muito tempo.

 

10 - FTT - Voltando, você foi artilheiro quatro anos seguidos do campeonato mineiro e da Taça Brasil de 1970. A maior parte jogando como ponta de lança. Depois de Zico não vimos mais artilheiros jogando no meio campo. O futebol mudou ou os camisas 10 estão escassos?
TOSTÃO – Os grandes pontas de lança, que se parecem com os meias ofensivos de hoje, quase sempre foram artilheiros, no passado e no presente.


Tostão e Dirceu Lopes


11 - FTT - Nas eliminatorias em 69 você foi o artilheiro se entendendo maravilhosamente com Pelé. Quem foi seu grande parceiro no futebol? Dirceu Lopes ou Pelé?
TOSTÃO – Os dois, um no Cruzeiro e outro na Seleção.

Tostão e Pelé


12 - FTT - Você acha que Dirceu Lopes e Pelé tinham estilos parecidos de jogar?
TOSTÃO – Não. Pelé era um atacante, ponta de lança, artilheiro, que voltava para receber a bola. Dirceu era um meia mais armador, que também chegava à frente.

13 - FTT - Você viu muita diferença entre a seleção de Saldanha e a do Zagallo?
TOSTÃO – Havia várias diferenças. Com Saldanha, o time jogava com dois pontas abertos, dois no meio-campo e dois atacantes. Com Zagallo, o time passou a jogar com três no meio-campo e com o ponta-esquerda recuado.

14 - FTT - Muitos dizem que Zagallo foi quem te deslocou para centroavante. Porem com Saldanha você já jogava junto de Pelé. Já não era um centroavante?
TOSTÃO – A diferença é que, com Saldanha, eu e Pelé nos revezávamos. Cada hora, um recuava para receber a bola. Edu era o ponta-esquerda. Com Zagallo, eu era o centroavante, sempre à frente de Pelé. Não havia um ponta-esquerda ofensivo.



15 - FTT - Na Copa de 1970 qual foi a sua grande partida e a masi dificil para o Brasil?
TOSTÃO – Minha melhor partida foi contra o Uruguai. Dei dois passes para os dois primeiros gols. As mais difíceis foram contra o Uruguai e a Inglaterra

TOSTÃO NO VASCO DA GAMA

16 - FTT -  Já no Vasco você passou a atuar no meio ou na frente?
TOSTÃO – Continuei como ponta de lança, como joguei a maior parte de minha carreira.


17 - FTT - Você se adaptou facil a maneira do Vasco jogar ou era parecido com o estilo do Cruzeiro?
TOSTÃO – O Cruzeiro era infinitamente melhor. Isso me prejudicou.



18 - FTT - E que nota você daria para o beque Joel Santana?
TOSTÃO – Era um zagueiro mediano.

COMO TOSTÃO VE O FUTEBOL ATUAL


18 - FTT - Os clubes brasileiros na sua maioria não preservam sua historia e tão pouco valorizam seus idolos.  Cruzeiro e Atletico por exemplo não possuem museus com a historia dos clubes , sequer dando direito aos torcedores de conhecerem um pouco do historico dos clubes. Porque os antigos idolos geralmente não são reconhecidos em vida por diretorias atuais?
TOSTÃO – Cada vez mais, clubes brasileiros constroem seus museus e homenageiam seus ídolos.

19 - FTT - Porque vemos tão poucos idolos antigos envolvidos com os clubes que os projetaram? Temos o Roberto Dinamite que passou mals momentos na presidencia do Vasco, Zico que saiu fora rapidinho do Flamengo e Falcão dispensado recentemente do Inter. O que pensa sobre este assunto?
TOSTÃO – A maioria dos ídolos não se prepara para uma outra atividade, mesmo ligada ao futebol. Há também um preconceito de que o ex-jogador não tem condições para exercer bem outra atividade, mesmo que ele se prepare.

20 - FTT - Hoje jogadores da seleção brasileira perdem partidas e sequer descem no Brasil, já ficam pela Europa mesmo. Você acha que o comprometimento dos jogadores até os anos 90 com a seleção e seus clubes era maior do que o dos jogadores atuais?
TOSTÃO – Não. É igual.


21- FTT - Algum jogador atual jogaria na seleção de 70 ou de 82?
TOSTÃO – Júlio César, Lúcio, Thiago Silva e Neymar, dos jogadores brasileiros.

22 - FTT - Aponte os sete maiores jogadores que você viu atuar.
TOSTÃO – Pelé, Garrincha, Maradona, Beckenbauer, Zidane, Romário, Ronaldo, Cruyff, Didi, Nilton Santos e Messi. Não dá para escolher só sete.

23 - FTT - Seu estilo se assemelhava ao do Cruyff?
TOSTÃO – Em alguma coisa, sim. Jogávamos um futebol mais coletivo que individual. Cruyff era mais veloz.



24 - FTT - Quem foi seu grande treinador?
TOSTÃO – Zagallo.

25 - FTT - Hoje existem tantas formulas como 4-3-3 , 3-5-1-1 , 4-2-3-1 e mais uma porção . Existe este posicionamento mesmo com o jogador ficando restrito aquela area ou os tecnicos estão inventando demais e no meio do jogo tudo se mistura?
TOSTÃO – Os técnicos europeus são muito mais rígidos. Na Europa, é comum um jogador passar anos atuando sempre de um lado, como Beckham, pela direita.


25 - FTT - Cuca, Adilson, Renato Gaucho, Dorival, Mano. Quem te agrada nesta safra recente de treinadores?
TOSTÃO – Os cinco são bons. Não sei qual é o melhor.

26 - FTT - Coloque por ordem do melhor até o sexto colocado; Ronaldo, Romario, Reinaldo, Van Basten, Gerd Muller, Coutinho ou teve algum outro centro avante para entrar nesta lista?
TOSTÃO – São os seis que eu mais gosto. Apenas coloco Romário como o primeiro.

27 - FTT - Pra finalizar quem são ou foram  os melhores cronistas e jornalistas sobre futebol no Brasil?
TOSTÃO – Dos atuais, Juca Kfouri, o mais completo. O maior cronista de todos os tempos foi Nelson Rodrigues. No passado, o melhor analista técnico e crítico foi João Saldanha.

Bruno Steinberg
 

12 comentários:

  1. Muito lacônico o Tostão.
    Mas valeu, um grande marco para a FTT!
    E, como eu disse, ele é fã do Romário...

    ResponderExcluir
  2. Achei o Tostão muito seco em suas respostas, mas está valendo.Tostão foi, é, e sempre será muito respeitado. Valeu Bruno!!!

    ResponderExcluir
  3. Talvez por estarmos acostumados as brincadeiras e simpatia da maioria dos entrevistados anteriores o Tostão pareceu um pouco frio, mas acho que devíamos considerar o fato de ser uma entrevista por email, não teve aquele papo descontraído que o Bruno e o Maurício costumam ter com os entrevistados.Acho que independente disso deu prá conhecer um pouco mais desse grande craque e saber o que pensa do futebol atual.Méritos ao Bruno, um grande troféu para a FTT .Aposto que pouquíssimos jornalistas tiveram este privilégio.AH! Parabéns pelo novo visual do BLOG

    ResponderExcluir
  4. Bruno,
    Como você sabe, eu sou suspeitíssimo quando se trata de Tostão. E de você, é claro.
    Para você ter uma idéia, estou imprimindo esta entrevista para ler com calma...
    Tostão é lacônico ? Sei não... Quem muito bem disse foi o 'blog do chaparral': via e-mail e tratando-se do Tostão, um cracaço da bola e da pena, além de outras habilidades como a medicina e ouso dizer a filosofia, você está de PARABÉNS por esta entrevista.
    E, como disse por e-mail a você, peço vênia para publicá-la no meu blog, o ZEducando: http://joserosafilho.wordpress.com/
    , com os devidos créditos e méritos a você, é claro !

    forte abraço,

    José Rosa.

    PS: após ler a entrevista voltarei aqui para comentar e tentarei ser menos passional, como se isso fosse possível quando tratamos de futebol e de vida.

    ResponderExcluir
  5. Tratando-se de quem é... Tostão, deixo para lá a "frieza" do entrevistado e parabenizo pela entrevista com o Grande Tostão...isto é o que importa...
    Eu como o Tostão também coloco o Romário na frente.
    Parabéns pela entrevista...

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o que o Belmiro disse:

    "Talvez por estarmos acostumados as brincadeiras e simpatia da maioria dos entrevistados anteriores o Tostão pareceu um pouco frio, mas acho que devíamos considerar o fato de ser uma entrevista por email, não teve aquele papo descontraído que o Bruno e o Maurício costumam ter com os entrevistados.Acho que independente disso deu prá conhecer um pouco mais desse grande craque e saber o que pensa do futebol atual"

    No mais e dar os Parabéns por mais um grande feito da FTT, Valeu Capitão por estar sempre
    nós presenteando com belas entrevistas.

    ResponderExcluir
  7. Uma observação apenas na resposta do Tostão para a pergunta: "22 - FTT - Aponte os sete maiores jogadores que você viu atuar". Como ele não se limitou aos sete craques, eu expando a relação dele colocando também: Zico, Dirceu Lopes,Falcão,Rivelino, Sócrates, Gerson e... Tostão !

    abs,

    José Rosa.

    ResponderExcluir
  8. Aguardei muito ler a entrevista com o Tostão no blog. No meu entender as respostas foram muito boas. Ele respondeu o que tinha que responder. Claro que, para um craque da envergadura do Mineirinho de Ouro, queríamos respostas longas e surpreendentes, o que enriqueceria mais a FTT, mas parebenizo o Bruno por ter entrevistado um "gigante do futebol" e também ao Tostão por "sua história" e pela "inteligência de sempre" nas suas respostas. A FTT e os amantes do futebol só tem a agradecer.

    ResponderExcluir
  9. Muito legal ver Tostão participando aqui no FTT. Leio todas as entrevistas e digo que cada vez vcs estão se superando. Claro que Tostão poderia ter respondido um pouco masi pois todos temos curiosidades quando se trata de um ex jogador do nivel dele mas fico feliz de qualquer modo.
    Interessante ver que ele tbm considera Messi entre os maiores de todos os tempos, assim como eu que sou fazona deste garoto.

    ResponderExcluir
  10. Um craque! Talvez tenha sido o jogador mais inteligente da história... sua trajetória como médico (aprovado em primeiro lugar no vestibular para medicina) e como cronista brilhante tanto no estilo assim como na capacidade de análise reforçam essa hipótese. Pelé foi o mais completo, incomparável mesmo!!! Acrescento que, também, devido a uma extraordinária capacidade física... Muito além dos atletas de sua época.
    Me tornei Cruzeirense aos 6 anos depois de ver Tostão marcar um golaço, por cobertura, sobre o Ceará no Mineirão. Naquela idade eu percebi, ao presenciar este gol, ao lado de meu pai e de meu irmão, que só alguém com raro talento poderia fazer uma gol como aquele.
    Meu saudoso tio, Paulo Benigno, foi preparador físico de Tostão no Cruzeiro.
    Uma pena que a administração Perrela não tenha lhe prestado as homenagens merecidas.
    Parabéns pela entrevista.
    Prof. Francsico Adolfo Ferreira (Preparador Físico de Futebol)

    ResponderExcluir
  11. Bela entrevista... e não que ele tenha sido lacônico. É o estilo das entrevistas à distância mesmo.

    Gênio não precisa de muito para se expressar. Glenn Gould também era um pianista de poucas notas.

    Parabéns, Brunão!

    ResponderExcluir