FTT - Futebol de Todos os Tempos

ENTREVISTAS COM EX JOGADORES, TECNICOS, DIRETORES E PESSOAS LIGADAS AO FUTEBOL QUE CONTRIBUIRAM DE ALGUMA FORMA PARA QUE PUDESSEMOS CONHECERMOS UM POUCO MAIS DA HISTORIA DO FUTEBOL BRASILEIRO E MUNDIAL.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

O Craque disse e eu anotei - LUIZINHO



Luizinho foi um dos maiores zagueiros que vi em um estadio de futebol. Dono de uma tecnica refinada, antevisão da jogada estava sempre  bem colocado. O vi jogar tanto pelo Atletico como pelo Cruzeiro e nunca pensei um dia ter o prazer em entrevista-lo.

Na sua linda casa , cravada na sua amada cidade de Nova Lima, tive este privilegio.

Um craque injustiçado no futebol brasileiro, que com a costumeira calma , típica do mineiro me recebeu muito bem e contou detalhes de sua carreira.

______________________________________________________



FTT - Você começou nas categorias de base do Villa Nova. Foram quantos anos nas divisões inferiores  ?

LUIZINHO – A minha carreira foi muito rápida. Comecei na categorias de base aos 12 anos no dente de leite que era o nome da época, aos 13 no infantil e dos 15 a 16 anos já estava no juvenil. Logo em seguida com 17 anos já estava jogando no profissional do clube.


FTT - Voce se lembra qual foi seu primeiro jogo no profissional ?

LUIZINHO – Me lembro. Foi contra o Esab, antigo time de Contagem. Jogavam lá os veteranos Evaldo, Natal, Oldair uma turma boa.



FTT - E o Villa Nova sempre revelou grandes jogadores como no passado Zeze Procopio, Peracio, Vaduca, Escurinho, Geraldino, Gil e você. O que falta hoje nas categorias de base dos clubes que revelam tão poucos talentos ?

LUIZINHO – Particularmente no Villa é a estrutura do clube mesmo. Hoje não possui uma estrutura adequada para estar revelando jogadores. Na minha época era mais facil porque existíam os campinhos de futebol, tinham muitos e surgiam ali varios bons jogadores. Com o progresso é lógico que os campos acabaram. A tecnologia chegou , acho muito bom mas por outro lado atrapalha bastante tambem.



FTT – Mas nos demais clubes tambem não tem se revelado muito  pouco ?
LUIZINHO – Realmente pela tradição do Brasil em sempre revelar jogadores é pouco. Hoje existem varios fatores alem dos campinhos que fazem muita falta , tem tambem a internet. Os jovens ficam muito tempo ali ou com joguinhos e deixam o futebol de lado


FTT - O Villa nova é um clube centenario. Ganhou 5 campeonatos mineiros e um vice em 1997. Foi talvez seu ultimo grande momento. O que falta ao clube para se reerguer ja que a cidade de Nova Lima ama o clube?

LUIZINHO – Na verdade falta tudo ! Eu tive a oportunidade de ficar tres meses na presidencia mas infelizmente não foi possivel continuar . Eu vi que o que foi combinado e acertado comigo não iria ser concretizado e como sou muito conhecido na cidade , sabia que a cobrança iria  ser muito grande e pedi então exoneração do cargo e não quis ficar.




FTT – Quando você fala eles você quer dizer a prefeitura ?

LUIZINHO – Faltou apoio de todos. Da prefeitura, dos empresarios que tinham prometido um monte de coisas e ninguem cumpriu e junto teve aquela crise mundial. Enfim, hoje o Villa Nova só sobrevive porque tem a ajuda da Prefeitura e se não tiver mais esta ajuda o Villa vai morrer. Infelizmente !

 LUIZINHO VAI AGORA FAZER HISTÓRIA NO ATLÉTICO

FTT - E do Villa você foi comprado pelo Atletico. Chegou e encontrou uma equipe montada na base com varios craques.

LUIZINHO – (risadas) Para mim foi. Cheguei de um clube como o Villa Nova para o Atletico e ia jogar com os caras que eram meus idolos. São meus idolos até hoje. Reinaldo, Cerezo, Paulo Isidoro, João Leite, Angelo . Eu era fã de todos estes jogadores. Eu via eles jogando e imaginava se algum dia estaria junto desta rapaziada. E realmente Deus me ajudou tanto que foi tudo muito rápido. Cheguei emprestado para jogar a final de 78 porque o Marcio tinha sofrido um acidente , treinei umas duas ou tres semanas e fui jogar logo o clássico contra o Cruzeiro. Estreiei no clássico.


Eu sempre brinco com o Nelinho que ele foi o responsavel pela minha ascenção. Ele jogador de Copa do Mundo, jogou em 74 e tinha acabado de chegar da copa de 78 fazendo aquele golaço, e eu me lembro muito bem que eu dei um chapeuzinho nele . Eu garotão novo, acabando de chegar , com 18 a 19 anos edando um chapeu nele, foi ele quem me contratou. Vencemos o clássico de 2x1.


Campeão mineiro de 1978 com craques como Toninho Cerezo, Reinaldo, Marcelo e Paulo Isidoro .



FTT - Era um time leve e que jogava pra cima.


LUIZINHO – Muito, muito ! E eu me sinto honrado de fazer parte deste time.

FTT - Ja em 1980 o clube se reforçou com jogadores mais experientes. Vieram Palhinha, Chicão, Osmar Guarnelli, Jorge Valença, Eder trocado pelo Paulo Isidoro. Era uma seleção.


LUIZINHO – Aí sim ! Era uma seleção ! Eram dois times que davam jogadores para a seleção: Flamengo e Atlético. Realmente fizemos um grande time, uma grande familia e foi inesquecivel. 






FTT - A final contra o Flamengo é apontada como uma das maiores finais de campeonatos brasileiros. Você acha que o Jose Assis Aragão teve interferencia direta no resultado ou foi apenas meritos do rubronegro?


LUIZINHO – Olha eu acho que a gente não perdeu no Maracanã. Perdemos a chance em casa porque poderiamos ter feito um placar mais elástico e não conseguimos fazer isto , apesar de criar tantas chance de gol. 

Reinaldo fez o gol no Mineirão e deu a vitoria ao Galo por 1x0. Podería ter feito varios outros gols.

Lá realmente a gente não ganharía. Porque naquela época o Flamengo com sua torcida apoiando era imbatível. Assim como o Atlético era imbatível no Mineirão. Sabíamos que sería muito dificil ganhar lá dentro, inclusive pela pressão vinda de todos os lados.


Eder chuta observado por Zico. No Maracanã o Flamego reveretu a vantagem e venceu por 3x2.



LUIZINHO - Agora no Serra Dourada não. Lá foi um absurdo! Foi roubo mesmo. O que aconteceu lá foi totalmente absurdo.


FTT –  voces jogadores do Atlético, sentiram pressão do arbitro ?


LUIZINHO – Pressão do arbitro,  daquelas do jogador não poder falar nada. “Se você falar alguma coisa está expulso “ Aquilo lá foi lamentavel mas existe isto até hoje, estas pressões. Não vale nem a pena fazer mais comentarios sobre esta partida. Foi uma vergonha !


FTT – Depois de duas partidas historicas que acabaram em 2x2 esta "negra" tinha tudo para ser uma partida histórica , mas pelo futebol .


LUIZINHO – Sim, até mesmo porque o Flamengo não precisava disto, não precisava de ter ajuda de arbitro. Eram as duas grandes equipes do Brasil e podia qualquer um  ganhar.





FTT - E como era para administrar isto na cabeça; uma rivalidade que cresceu por  tantos confrontos decisivos mas que tinham nos dois clubes a base da seleção e obviamente companheiros no selecionado?


LUIZINHO – A gente conseguia separar clube de seleção. Lógico que separávamos e mesmo com esta rivalidade acirrada mas nós nos respeitavamos muito. Éramos amigos.


FTT - Seu companheiro de zaga era Osmar Guarnelli. Jogaram juntos por 4 anos. Fale um pouco do Osmar.


LUIZINHO – Foi um grande parceiro. Foi um zagueiro tecnico , que sabía jogar. A gente se comunicava muito bem dentro de campo. Sabía sair pro jogo na hora certa. Somos amigos até hoje.


LUIZINHO - Agora eu tenho uma ressalva a fazer. Muita gente fala do Osmar Guarnelli e realmente foi um parceiro que eu adorei. Porem teve o Osmar Barão que ninguem fala nele e que foi o  cara que quando eu cheguei tomou conta de mim. “Garoto vem cá, estou do seu lado, vamos juntos, vamos tomar conta disto aqui “. Foi fundamental para mim dentro do Atlético . Me deu todo apoio e com quem me dei muito bem na zaga tambem. Disto não me esqueço. Diferentemente do Guarnelli, o Barão era mais de explosão, muito forte, vigoroso. Ele passava muita confiança. Me dizia “ Vou na frente chegando junto e você vem atrás”. Era assim sempre. Tinhamos uma parceria gostosa e muita sintonia.



LUIZINHO VAI A COPA COM A INESQUECÍVEL SELEÇÃO DE  FALCÃO, CEREZO, SOCRATES, ZICO, EDER E CIA




FTT - Copa do mundo de 1982. A seleção brasileira foi um time para nunca mais ser esquecido.

LUIZINHO – Realmente. Dei uma entrevista ontem falando sobre esta seleção. Ela se tornou inesquecivel não apenas na minha memoria mas de todo brasileiro. O que é uma coisa difícil no Brasil. Você não ser o primeiro e principalmente em Copa do Mundo. O Brasil inteiro até hoje fala desta seleção e não só o Brasil, o mundo inteiro fala. Isto é gostoso , poder ter feito parte desta historia.




FTT - Qual foi a melhor atuação do Brasil naquela copa ?


LUIZINHO – Eu acho que o Brasil foi crescendo dentro da competição. O primeiro jogo teve muito nervosismo que é normal em toda estréia de copa do mundo. Depois o Brasil foi crescendo e não teve uma partida assim especial. Talvez contra a Argentina porque deu tudo certo e a rivalidade que existe é muito grande e conseguimos dar um show na Argentina.


Maradona arranca com  a bola seguido por Junior e Luizinho





FTT – Neste jogo especifico contra a Italia você notou em algum momento que o time estava confiante demais, um excesso de confiança ou foi normal o que aconteceu?


LUIZINHO – Eu acho que foi excesso de confiança. Acho não, tenho certeza que foi excesso de confiança. Nós tivemos duas chances, dois empates . Apesar de termos jogadores experientes e um treinador com bagagem grande, ali faltou um lider. Alguem falar “ Pessoal hoje não é o dia. Estamos empatando vamos segurar agora. Não vamos querer continuar atacando, todo mundo querendo atacar. “ Tinhamos jogadores especificos para segurar o jogo e não foi mexido. A gente queria ganhar o jogo. O proprio Telê mandava a gente ir pra cima , pra ganharmos o jogo. Quer dizer, para mim faltou experiencia, faltou humildade, faltou um lider que por exemplo  pedisse para o Leandro e Junior não apoiarem mais. Vamos segurar o resultado , vamos parar a partida. Faltou isto !

Paolo Rossi deu muito trabalho a Junior , Luizinho e toda defesa brasileira



FTT –Você sentiu de parte da imprensa brasileira uma vontade em jogar sobre você e o Cerezo a culpa pelo segundo gol ? 


LUIZINHO – Com certeza ! É o que eu falo sempre. Mineiro para ir pra seleção tem de ser diferenciado e muito. Infelizmente o bairrismo existe, é muito grande. São Paulo e Rio sempre existiu e continua existindo. Não adianta ! A imprensa primeiro tentou culpar o Cerezo, depois tentou me culpar. Infelizmente em seleção brasileira vai ter sempre isto tambem. Quer dizer, é triste saber que até hoje ainda existe este bairrismo que não seja o futebol carioca e paulista.


FTT - Foi a maior tristeza na sua carreira ou teve algo mais decepcionante ?


LUIZINHO – Com certeza . Não sai da memória até hoje. Por não ter dado esta alegria ao povo brasileiro que estava tão esperançoso nesta conquista, pela equipe que tinhamos. Com toda certeza foi a pior decepção na minha carreira. Carrego isto comigo.





FTT - E o que aconteceu que depois desta copa Tele Santana te convocou para uns  2 ou 3 amistosos e nunca mais?

LUIZINHO – Isto  é que eu gostaria de saber . Até hoje isto me deixa chateado e com este ponto
de interrogação. PORQUE NÃO VOLTEI MAIS ? Eu estaav bem no meu clube, a grande maioria dos jogadores voltaram a ser convocados e ele não voltou comigo. 


FTT – O Telê nunca te procurou ?


LUIZINHO – Ele nunca conversou comigo . Inclusive depois o Atletico o contratou e eu disse que não jogaria com ele porque eu estava muito chateado. Imagine, eu fui convocado com 22 anos para uma copa do Mundo. Pensei comigo, poxa eu tenho idade para disputar mais tres Copas do Mundo. Sei que nunca mais me convocou, fiquei muito triste por não ser mais chamado e sempre me perguntava; “será que ele está me culpando por 82 “ afinal o que deu para entender foi isto. Eu tenho quase certeza que foi a pressão de Rio e São Paulo para que Edinho fosse titular para que fosse convocados outros jogadores. Paciencia !




FTT - Em 1986 o Atletico formou outro timaço. Um time que tinha você, Zenon, Renato, Everton, Eder, Nunes. Ganharam o mineiro mas acabaram saindo na semifinal do Brasileiro. Era time para ganhar brasileiro e libertadores ou faltava liga neste time ?


LUIZINHO – Com certeza foi outro timaço que o Atlético montou como você bem disse. Mas quando chegava na hora H, principalmente em campeonatos brasileiros, tinha alguma coisa que a gente não ia mais. Não conseguia. É uma coisa inexplicavel. Eu não vou conseguir te falar o que é mas acontecia. Sei que tinham as oportunidades inclusive de estar jogando o primeiro jogo em casa, fazer o resultado mas não conseguia.







FTT – Teve no ano anterior a semifinal contra o Coritiba que o time tambem foi eliminado.


LUIZINHO - Contra o Coritiba , no outro ano contra o Santos. Bola pegava na trave, goleiro pegava bola quase dentro do gol , pegava no adversario e a gente não conseguia. Foram varias que não sei dizer o que acontecia.


FTT - 1987 e o Flamengo novamente no caminho. Semifinal com o Mineirão lotado. Renato Gaucho desequilibrou ou você acha que a expulsão de Paulo Roberto ainda no primeiro tempo comprometeu.


LUIZINHO – Lógico que pesa um jogador como o Paulo(Paulo Roberto) ser expulso logo no começo, isto pesa pra gente. Mas mesmo assim o time não se abateu, continuou a jogar o futebol normal. Me lembro que neste jogo o Telê mandou que eu fosse para o meio campo. Eu fui e lembro que teve um lance que eu driblei todo mundo no finalzinho do jogo e ao invés de chutar para o gol vi o Renato pé Murcho que estava mais bem colocado e rolei para ele. Ele errou o chute e infelizmente saimos mais uma vez.

LUIZINHO VAI PARA PORTUGAL DEFENDER O SPORTING




FTT – Voce vendido então ao Sporting. Foram tambem o Douglas e depois o Careca , ambos do Cruzeiro. Como foi jogar em Portugal ?


LUIZINHO – Foi maravilhoso, foi uma epoca  de alegria de carinho que recebi dos portugueses. Até hoje sou lembrado e acho que fiquei marcado no Sporting. Cheguei a ter oportunidade de jogar com o Douglas, Silas, Careca, Rodolfo Rodriguez. Um grande time.

FTT – A rivalidade com o Benfica é tão grande como a de um Atletico e Cruzeiro ?

LUIZINHO – É a mesma coisa. Quando eu jogava lá peguei no Benfica o Valdo, Mozer, Ricardo Gomes, quer dizer era outra seleção. Foram grandes jogos que tivemos lá em Portugal.

Luizinho x Klinsmann


Douglas é o terceiro em pé a partir da esq. Luizinho é o quinto e Careca agachado ao centro
  
LUIZINHO VOLTA AO BRASIL E BRILHA NO CRUZEIRO




FTT – E então veio o convite do velho rival, o Cruzeiro. Vieram você e o Douglas. O Cruzeiro armou um grande time apelidado de Dream team pela imprensa mineira . E voces fizeram uma grande supercopa.

LUIZINHO – Fizemos um timaço lá. Tenho certeza que está registrado na historia como um dos grandes times que o Cruzeiro teve. Por motivo de doença da minha sogra eu não queria jogar mais em Portugal. Queria vir embora para ficar acompanhando de perto a doença dela. Liguei então para o pessoal do Atletico avisando que eu estava queredo vir embora e se interessavam em me contratar. Eles não me quiseram. Então o Cruzeiro através do Beneci Queiroz ficou sabendo porque é amigo da familia . Me ligou e disse que o Cruzeiro queria me contratar. Cheguei e comecei a ter contato com o Cruzeiro .  Acabamos fechando e tive muito orgulho de vestir a camisa do Cruzeiro porque fizemos um grande time lá. É citado até hoje este time e que ganhou o bi da supercopa alem do mineiro.   





FTT – Era um time de jogadores veteranos, experientes e que deu liga. Renato Gaucho, Paulo Roberto, Douglas, Ademir, Boiadeiro.

LUIZINHO – (escalando o time ) Paulo Cesar, Paulo Roberto, Celio Lucio , Eu e Nonato; Douglas ou Ademir, Boiadeiro, Luiz Fernando; Renato Gaucho, Betinho e Roberto Gaucho. Quer dizer, um time que realmente está na historia do Cruzeiro e eu tive muito orgulho em vestir esta camisa onde fui tão bem recebido. Da diretoria, jogadores  a torcida do Cruzeiro. Acho que honrei a camisa do clube enquanto vestí .





FTT - No ano seguinte você jogou ao lado de Eder e foram campeões da Copa do Brasil. Na final parece que você não jogou . 

LUIZINHO – No primeiro jogo da final em Porto Alegre (contra o Grêmio) recebi um cartão amarelo e fiquei de fora do segundo jogo aqui no Mineirão. É muito triste você ficar de fora de uma final. Mas o importante é que a rapaziada foi lá e deu conta do recado e fomos campeões. O time ganhou de 2x1 e o Eder teve uma passagem boa pelo Cruzeiro.



FTT – E se após a Copa do Brasil Eder saiu , o Cruzeiro ganhou um garoto prodigio; Ronaldo.Já  dava para ver o potencial dele?

LUIZINHO – Com certeza. Não é pelo que ele virou não mas eu sempre comento  que ele já era atirado. Me lembro que com 16 a 17 anos ele ja treinava no meio dos profissionais e eu xingava ele. Certa vez numa entrevista ele até falou, “voces sabem aquele zagueiro Luizinho que era da seleção?Ele me batia nos treinos”. (risadas gerais) E batia mesmo porque ele era atirado, vinha pra cima mesmo e com a categoria que ele tinha não podia dar outra coisa. Era um garoto diferenciado


Paulo Roberto, Dida, Cerezo, Luizinho e o menino Ronaldo



FTT – Teve um jogo pela Libertadores em 94 no Mineirão contra o Boca, que o Ronaldo fez um dos mais lindos gols da sua historia.

LUIZINHO - Foi e me lembro bem. Ele recebeu lançamento do Cerezo e driblou metade do time e o goleiro. Neste jogo eu fiz uma bela jogada com Cerezo tambem . Eu parei a bola perto do Cerezo e saí correndo pra frente ele lançou de volta eu peguei e caminhei em direção ao gol mas acabei perdendo a chance. Chutei mas não fiz.
Mas nós ganhamos do Boca no Mineirão e lá na Bombonera tambem. Foi 2x1 lá e acho que aqui tambem.

Bruno e Luizinho com a camisa da FTT



FTT – Alias uma bela dupla de volantes com Douglas e Cerezo. Eles passavam muita segurança a zaga.

LUIZINHO – Douglas, Cerezo, Ademir, era um plantel maravilhoso. Dava segurança a defesa. Plantel espetacular e um craque que a gente tinha : Boiadeiro. Existe no mundo do futebol certas coisas que a gente não entende. Um cara daquele não jogar na seleção não existe. Mas era um cracaço. Nunca vi jogar com tanta facilidade, lançamentos e dribles perfeitos. Este time do Cruzeiro foi um timaço e deixou saudades.

Paulo Roberto, Paulo Cesar, Celio Lucio, Douglas, Luizinho, Nonato, tecnico Jair Pereira e pres. Cesar Masci. Agachados: Betinho, Boiadeiro, Renato Gaucho, Luiz Fernando Flores e Roberto Gaucho




FTT - Aponte os 7 maiores jogadores que você viu seja do seu lado ou jogando contra .

LUZIINHO – Reinaldo, Zico, Maradona, Socrates, Joãozinho, e que eu peguei ja no final, joguei umas 3 ou 4 vezes contra foi Dirceu Lopes.

FTT – Cerezo ou Falcão?

LUIZINHO – Cerezo. Escolho o Cerezo pela mobilidade, lançamentos, habilidade , por bater na bola bem demais, pelo espirito de luta . Escolho ele.




FTT – E quais atacantes te davam mais trabalho ?

LUIZINHO – Careca, Serginho Chulapa, Mirandinha era doidão mas dava trabalho, Roberto Dinamite, Palhinha era chato, agora o maior foi o Rei (Reinaldo). Ainda bem que nem no treino eu joguei contra ele.

FTT – Qual seria a sua dupla de zagueiros na seleção para a copa no Brasil?

LUIZINHO – Infelizmente hoje não temos muita opção. Fico com o Thiago Silva, o david Luiz acho meio malucão. Se fizesse o simples seria um grande jogador mas sobe muito e as vezes complica. Mas enfimm o que tem de contar é com estes . Eu não gosto muito do Dante. O Rever se estivesse bem poderia ir mas acho que não vai e o Marquinhos tem uma tecnica boa pode ser chamado.




FTT – Quais são seus favoritos para a copa do Brasil ?


LUIZINHO – Não sai dos tradicionais. Não vai mudar muito. Fico com Brasil, Argentina, italia, Alemanha e espanha. Não precisa esperar zebra.



FTT – Quem foi seu grande treinador?

LUIZINHO – Não poderia deixar de citar o Nelsinho que infelizmente já não está mais com a gente, me lançou e cuidou de mim nas divisões de base do Villa. O Procopio Cardoso que me levou para o Atletico e ganhou inumeros titulos com o clube e o Carlos Alberto Silva que conhecía muito de parte tática.

FTT – Das duplas de zaga que você formou com  com quem você se identificou mais ? ( Vantuir, Osmar Guarnelli, Oscar, Batista, Olivera, Celio Lucio )

LUIZINHO – Osmar Barão. A gente tinha uma afinidade muito grande. Sintonia perfeita. Tive varios outros como você lembrou mas destaco o Barão.


Qualquer seleção que se faça do do Atlético de Todos os Tempos e Luizinho é nome certo .









6 comentários:

  1. Fiquei feliz ao ver uma nova entrevista postada no blog.Parabéns por mais esta bela entrevista, com mais um grande jogador que será sempre lembrado principalmente pelas passagens por Atlético e Cruzeiro, além da seleção, claro!Ah!As ilustrações ficaram show!!!

    ResponderExcluir
  2. O Blog FTT voltou à todo o vapor e com a classe de sempre. Sinto-me na obrigação de deixar o meu comentário, pois afinal de contas entrevistar para ele foi algo que também fiz com muito amor e dedicação de 2010 a 2012. Parabenizo o Bruno Steinberg pelas brilhantes perguntas e por suas maravilhosas fotos e ilustrações como bem escreveu o Belmiro Chaparral. E quanto ao Luizinho, além de ter sido um excepcional zagueiro passei também a admirá-lo ainda mais por suas respostas, reconhecendo certas derrotas, suas tristezas por causa de 1982 (como qualquer outro jogador da equipe) e por seu respeito aos rivais. Achei apenas curioso ele ter pedido pra voltar ao Atlético e o clube não tê-lo contratado. Gostei bastante da matéria!

    ResponderExcluir
  3. Luizinho pra mim não era pra ser o titular em 82, mas era pra ter ido em 86 e era pra ter tido a chance de brigar em igualdade com os 5 zagueiros que foram em 90 por uma vaga.
    Um dos times do Cruzeiro q mais gostei de ver foi esse da Supercopa de 92.

    ResponderExcluir
  4. Curioso o Luizinho falando em culparem os mineiros pelo bairrismo, e ele dizer que o Junior e o Leandro estavam apoiando demais contra a Italia, insinuando uma possível falha dos dois laterais naquela derrota. Logo ele que saía o tempo todo lá pra frente, mesmo em jogadas em que Junior e Cerezo já estavam no apoio, e, sendo zagueiro, ele não tinha nada que fazer na frente tambem. Logo Leandro, que pela falta do Isidoro, pouco pôde apoiar.

    ResponderExcluir
  5. Por que a população tem pouco dinheiro?

    http://osegredodavidaeodinheiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Por que a população tem pouco dinheiro?

    http://osegredodavidaeodinheiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir