FTT - Futebol de Todos os Tempos

ENTREVISTAS COM EX JOGADORES, TECNICOS, DIRETORES E PESSOAS LIGADAS AO FUTEBOL QUE CONTRIBUIRAM DE ALGUMA FORMA PARA QUE PUDESSEMOS CONHECERMOS UM POUCO MAIS DA HISTORIA DO FUTEBOL BRASILEIRO E MUNDIAL.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Craque da Semana - " ZÉ CARLOS"

Ele foi o jogador a vestir o maior numero de vezes a camisa do Cruzeiro com 619 partidas e marcou 87 gols. O ex-volante foi campeão em duas grandes conquistas da Raposa: a Taça Brasil de 1966 e a Copa Libertadores de 1976. Participou de duas grandes gerações do Clube uma quando inicou sua carreira e jogou ao lado de feras como Procopio, Piazza, Dirceu Lopes, Tostão e Natal e a outra já com Nelinho, Eduardo, Jairzinho, Palhinha e Joãozinho.


O reconhecimento do "Kaiser" Beckenbauer que ficou encantado
com o futebol praticado por Ze Carlos na final do mundial de 76.
Ao final do jogo trocaram as camisas e deram um aperto de mão.


O estilo clássico de conduzir a bola.

Zé Carlos é considerado como um dos volantes mais clássicos na historia do futebol brasileiro. Jogava de cabeça erguida e raramente fazia uma falta desleal. Seu futebol era tão eficiente e eficaz que logo que começou a treinar no Cruzeiro chamou a atenção do tecnico Airton Moreira . Apesar de ter um meio campo formado com 3 craques com Piazza, Dirceu Lopes e Tostão o tecnico cruzeirense começou a lançar em varias partidas Zé Carlos. Era o curinga que tanto podia entrar no lugar de Dirceu lopes mais a frente como de Piazza mais atrás.


Ze Carlos em 1976 campeão da Libertadores.

Porem foi em 1969, que o então técnico Gérson dos Santos acabou com o problema. Audacioso, lançou o sistema que chamava de "quadrado", no qual os quatro jogavam juntos. Tostão foi deslocado para jogar no ataque e o esquema deu certo. Não tinha como dar errado e o que podia ser chamado de super time virou uma verdadeira seleção de gala.
Durante os mais de dez anos que permaneceu no clube, Zé Carlos conquistou de tudo: Campeonatos Mineiros (nove no total), uma Taça Brasil e uma Libertadores.
 
Habilidoso, Zé Carlos antevia as jogadas e executava passes e lançamentos preciosos. Outra qualidade sua eram as cobranças de falta e as finalizações a gol.
"Eu me preocupava com a técnica porque é o que tem de prevalecer em qualquer jogador de meio-campo. Se eu errasse mais de três passes em um jogo, voltava para casa com raiva de mim mesmo, até se ganhasse prêmios e fosse elogiado por colegas", comenta Zé Carlos.

SELEÇÃO BRASILEIRA

Ze Carlos após se destacar no Cruzeiro e ajudar o clube a ganhar a Taça Brasil em 1966 foi convocado em 68 para a seleção brasileira formada apenas por jogadores mineiros e que venceram a Argentina por 3x2. A seleçaõ foi escalada assim: Raul [Cruzeiro]Pedro Paulo [Cruzeiro]Djalma Dias [Atlético-MG]Procópio [Cruzeiro]Oldair [Atlético-MG]Zé Carlos [Cruzeiro]Dirceu Lopes [Cruzeiro]Natal [Cruzeiro]Tostão [Cruzeiro](Dirceu Alves) [América-MG]Evaldo [Cruzeiro]Rodrigues III [Cruzeiro].

Ze Carlos foi um dos melhores em campo e acabou atraindo a atenção do então tecnico da seleção Aymoré Moreira. Passou a ser convocado em diversas partidas como no empate contra a Alemanha quando entrou no segundo tempo no lugar de Gerson e foi novamente um destaque.

Já no periodo de João Saldanha foi convocado inumeras vezes.

Disputou em 1975 como titular absoluto a Copa America formada por jogadores mineiros que representaram o país na competição e acabaram vice campeões no cara ou coroa.


Ze Carlos em partida contra o Peru pela Copa America 75


A SUA IDA PARA O GUARANI E O TITULO BRASILEIRO

Em 1977, aos 32 anos, ele já era considerado um veterano no Cruzeiro e, assim, foi negociado com o Guarani. A transferência fez bem ao jogador, que foi um dos destaques do time de Campinas na conquista do Campeonato Brasileiro de 1978. Formou no Bugre um outro meio campo que fez historia no futebol brasileiro com Renato e Zenon e tendo a linha de ataque formada por Capitão, Careca e Bozó.


O time encantou a todos pelo jeito ofensivo de jogar e Ze Carlos era quem ditava o ritmo daquele meio campo com sua experiencia. O time formado por jovens jogadores se espelhava no volante que tantos titulos ganhou pelo Cruzeiro.

A equipe acabou ganhando o campeonato brasileiro escrevendo seu nome na historia dos grandes campeões.
Jogou pelo Cruzeiro: 11 anos (1966 – 1977)
Títulos pelo clube: Taça Libertadores da América em 1976; Taça Brasil em 1966 e Campeonato Mineiro em 1966, 1967, 1968, 1969, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1977
Jogou pelo Guarani :2 anos (1977 - 1978)
Titulos pelo clube: Campeõnato Brasileiro 1978
Outros clubes pelos quais atuou: Sport (Juiz de Fora), Vila Nova (MG), Botafogo, Bahia, Uberaba e Mogi Mirim.

2 comentários:

  1. Zé Carlos foi um grande volante. Era calmo, jogava um futebol fácil, de craque. Fez parte dos grandes times cruzeirenses das décadas de 60 e 70. Infelizmente não teve sorte na Seleção Brasileira. E teve também uma brilhante passagem pelo Guarani de Campinas.

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia é cada vez mais raro, um jogador ficar tanto tempo jogando em um mesmo clube, ainda mais conquistando títulos importantes como a Taça Brasil e a Libertadores. Hoje um jogador mal ganha um Estadual e já está indo para a Europa.

    ResponderExcluir