FTT - Futebol de Todos os Tempos

ENTREVISTAS COM EX JOGADORES, TECNICOS, DIRETORES E PESSOAS LIGADAS AO FUTEBOL QUE CONTRIBUIRAM DE ALGUMA FORMA PARA QUE PUDESSEMOS CONHECERMOS UM POUCO MAIS DA HISTORIA DO FUTEBOL BRASILEIRO E MUNDIAL.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Esquadrão Inesquecivel - GRÊMIO 1962

O ano de 1962 foi inesquecível para o tricolor gaucho. Campeão gaucho , retomando a hegemonia do estado perdida no ano anterior para o Inter e campeão Sul Brasileiro.
O time tinha como base o esquadrão que foi penta campeão de 1956 a 60 aliado a novos e promissores jogadores.



O forte plantel gremista a partir da esquerda:
Pedro da Silva Pereira (presidente), Luiz Carvalho (vice de futebol), Valerio, Renato, Sergio, Jorge, Ortunho, Altemir, Airton Pavilhão, Almir, Mourão, Irno, Henrique. Agachados:
Sergio Moacir (tecnico), Drico (massagista)Adroaldo, Tesourinha II, Marino, João Severiano, Juarez, Milton, Fernando, Gilnei, Vieira e Ataide Carvalho (massagista)

O time tinha inumeros bons atacantes e o treinador e ex atleta do clube Enio Rodrigues aproveitava os em quase todas as partidas. Ora jogava Ivo Diogo, em outras Paulo Lumumba que acabou sendo o artilheiro do campeonato com 13 gols alem de Milton, Juarez, Joãozinho e Vieira.
A equipe gremista enfrentou seu arquirival por 3 vezes no campoenato e não perdeu nenhuma. No primeiro turno empate em 0x0 , no returno dentro do estadio dos Eucaliptos vitoria tricolor por 2x0 e por fim na decisão desta vez no Olimpico uma vitoria inesquevivel por 4x2.
O campeonato só foi decidido em 1963.

Grêmio 4 x 2 Internacional

07 de fevereiro de 1963
Olímpico, Porto Alegre (RS).

Gols: Ivo Diogo (2), Joãozinho e Vieira para o Grêmio e Flávio Minuano e Soligo para o Inter
Arbitragem: Eunápio de Queiroz. Público: 50 mil (aproximadamente).

Grêmio: Henrique; Renato, Aírton Pavilhão, Altemir e Ortunho; Élton e Milton Kuelle; Marino, Joãozinho, Ivo Diogo e Vieira. Técnico: Sérgio Moacir Torres.
Internacional: Gainete; Zangão, Ari Hercílio, Cláudio Danni e Soligo; Bandeira (Piloto) e Osvaldinho, Sapiranga, Flávio Minuano, Mauro e Gilberto Andrade. Técnico: Abelard Jacques.
Paulo Lumumba foi o artilheiro com 13 gols.

CAMPEÃO SUL BRASILEIRO
Em 1962, a Federação Rio Grandense de Futebol em parceria com o governo do Estado do Rio Grande do Sul e as Federações de Futebol do Paraná e Santa Catarina organizaram o 1º Campeonato Sul-Brasileiro de futebol, também chamado de Taça da Legalidade, uma homenagem ao movimento honônimo que visava empossar o Vice-Presidente João Goulart no lugar do Presidente Jânio Quadros que renunciara.
A campanha tricolor neste primeiro campeonato, que reuniu as forças máximas do sul do país, foi brilhante. Em dez jogos foram obtidas sete vitórias e apenas 3 empates. O título foi decidido antecipadamente em Itajaí-SC, num empate em 0x0 com o Marcílio Dias que foi o vice-campeão.
O último jogo foi o clássico Gre-Nal no estádio dos Eucalíptos com sua lotação esgotada, pois, o arquirival estava empenhado em macular a campanha tricolor com uma vitória sobre o Campeão. De fato, aos 11min, o ponteiro direito Sapiranga abria o placar para os colorados.
Contudo, o time vermelho não contava com a reação tricolor, virando o jogo através de Joãozinho aos 25 minutos da etapa final e Vieira, no minuto final, decretando o título invicto. A festa gremista culminou com a entrega da Taça da Legalidade feita pelo então governador gaúcho Leonel Brizola. Além deste troféu o Grêmio ganhou outras três taças das respectivas Federações Estaduais organizadoras do campeonato.
O paulista Romualdo Arppi Filho foi o arbitro da partida.



O tricolor entrando em campo no Estdaio dos Eucaliptos.
Ortunho e Airton Pavilhão, dois jogadores de seleção brasileira
e que ajudaram a defesa tricolor a sofrer apenas 4 gols.

Airton Pavilhão foi um dos herois na final contra o Inter
e que gerou a conquista do Sul Brasileiro


Vieira faz o gol da vitoria e é abraçado pelos companheiros.

Em pé: Sérgio, Ortunho, Elton, Aírton, Irno e Mourão
Agachados: Adroaldo, Joãosinho, Gessi, Milton e Vieira

Tabela de jogos do Sul Brasileiro
26/01
Est. Olímpico
Grêmio 3 x 0 Metropol (SC)
04/02
Ponta Grossa PR
Grêmio 1 x 0 Operário (PR)
06/02
Curitiba PR
Grêmio 2 x 0 Coritiba (PR)
09/02
Olímpico
Grêmio 3 x 0 Marcílio Dias (SC)
13/02
Olímpico
Grêmio 1 x 1 Internacional
19/02
Olímpico
Grêmio 2 x 0 Coritiba (PR)
23/02
Olímpico
Grêmio 4 x 1 Operário (PR)
28/02
Criciúma SC
Grêmio 1 x 1 Metropol (SC)
03/03
Itajaí SC
Grêmio 0 x 0 Marcílio Dias SC
11/03
Est. dos Eucalíptos
Grêmio 2 x 1 Internacional

Técnico: Ênio Rodrigues


Campanha
Jogos = 10
V = 7
E = 3
D = 0
GP = 19
GC = 4

Goleadores do Grêmio
Vieira =4
Élton = 3
Juarez = 3
Marino = 3
Milton Kuelle = 2
João Severiano = 2
Ribamar = 1

3 comentários:

  1. Foram anos inesquecíveis para a torcida gremista. O Grêmio dominou o futebol gaúcho entre 1956 e 1968. Esta hegemonia foi só quebrada no isolado ano de 1961, quando o Internacional sagrou-se Campeão Gaúcho. No início,o Inter ainda era um forte adversário. Mas jogando um futebol com forte esquema tático do treinador Foguinho, tornou-se praticamente imbatível nos Pampas. Mesmo sendo uma equipe aguerrida, tinha craques do nível de Aírton Pavilhão, Gessi e, anos depois, Joãozinho e Volmir.

    ResponderExcluir
  2. Ola...
    Sou neto de Ataide Carvalho...sem querer achei seu blog e matei a saudade de meu querido avo...sempre vivi no meio do futebol, e é sempre lembrar um pouco dos velhos tempos...
    grande abraço...
    Paulo Carvalho.

    ResponderExcluir
  3. Alguém pode me conseguir as fichas das partidas entre Metropol - Marcilio Dias - Operario - Coritiba ? Marlon Krüger Compassi(grun@profnet.com.br)

    ResponderExcluir