FTT - Futebol de Todos os Tempos

ENTREVISTAS COM EX JOGADORES, TECNICOS, DIRETORES E PESSOAS LIGADAS AO FUTEBOL QUE CONTRIBUIRAM DE ALGUMA FORMA PARA QUE PUDESSEMOS CONHECERMOS UM POUCO MAIS DA HISTORIA DO FUTEBOL BRASILEIRO E MUNDIAL.

sábado, 27 de março de 2010

Revista do dia - VIDA DO CRACK 1953



Capa da Revista VIDA DE CRACK com o atacante Pinga do Vasco.

o ano de ouro da sua carreira viria em 1952. Pinga foi campeão e artilheiro do Torneio Rio-São Paulo pela Portuguesa, campeão brasileiro pela Seleção Paulista e campeão Pan-Americano no Chile - o primeiro título do Brasil no exterior. Nessa competição, Pinga foi autor de dois tentos, sendo sistematicamente lançado no decorrer das partidas no lugar de Ademir ou Baltazar. No ano seguinte, Pinga também participou da Seleção que se sagrou vice-campeã sul-americana em Lima. Muito embora a trajetória da Seleção deixasse a desejar, Pinga apareceu com relativo sucesso, inclusive atuando pela primeira vez deslocado pela ponta esquerda.
O passe de Pinga alcançou nessa altura uma cotação elevada, culminando com a sua transferência para o Vasco, a mais vultosa do futebol brasileiro até aquela data. Logo de início, Pinga justificou o investimento do clube, tendo brilhante participação na conquista do Torneio Octogonal Rivadávia Correia Meyer, disputado no Rio e em São Paulo. Pinga marcou os dois gols na final em que o Vasco derrotou o São Paulo por 2x1, no Maracanã. Em 1954, Pinga foi à Copa do Mundo na Suíça, porém a Seleção cumpriu uma malfadada campanha que terminou em eliminação nas quartas-de-final pela Hungria.

2 comentários:

  1. Pinga foi um fantástico goleador. É o maior artilheiro da história da Portuguesa, atuando com sucesso no inesquecível esquadrão Campeão do Rio-São Paulo de 1952.
    Ao ser contratado pelo Vasco da Gama, continuou apresentando suas qualidades dentro da área.
    Na Seleção Brasileira, acabou fracassando juntos com os companheiros na Copa do Mundo de 1954.

    ResponderExcluir
  2. no tengo dudas tan bien q pinga fue maximo goleador de Río-Sao Paulo,en 1952,pues nunca lo olvidaré,por q mi abuelo me cosas e cosas maravillosas sobre el e me comovi muncho,agradezco muncho a pinga por te nacido e llevado a sua equipo a ser um gran canpeon,gracias pinga..

    ResponderExcluir