FTT - Futebol de Todos os Tempos

ENTREVISTAS COM EX JOGADORES, TECNICOS, DIRETORES E PESSOAS LIGADAS AO FUTEBOL QUE CONTRIBUIRAM DE ALGUMA FORMA PARA QUE PUDESSEMOS CONHECERMOS UM POUCO MAIS DA HISTORIA DO FUTEBOL BRASILEIRO E MUNDIAL.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Craque da Semana - " PITA "

PITA

Meia direita extremamente habilidoso e inteligente, Pita fez história nos clubes por qual passou. Revelado no Santos, em 1977, o jogador jogou também no São Paulo, Strasbourg (França), Guarani e teve uma passagem pelo Japão. Pita era um excelente lançador e batedor de faltas.


A carreira de Pita no futebol começou num torneio de praia, em Santos. Encantados com a técnica do jogador, olheiros da Portuguesa Santista o levaram para treinar na equipe, onde tornou-se o grande destaque da equipe dente-de-leite do clube.
Pita foi tiradoentão pelos dirigentes do Santos , da Portuguesa Santista, onde brilhava nas divisões de base. Com seu preciso toque de bola, suas finalizações de canhota e seus lançamentos milimétricos, foi destaque do Santos no fim dos anos 70 e início dos 80. Comandou o esquadrão que viria a ser conhecido como "Meninos da Vila", que foi campeão do Campeonato Paulista de 78. Este foi seu maior momento na Vila.


No ano seguinte, o Santos passou por uma grave crise financeira. O técnico Formiga assumiu a equipe principal e chamou vários jogadores dos juniores para treinar com os profissionais, já que não havia dinheiro para investimentos. Nesse grupo, que ficou conhecido como "Meninos da Vila, estava Pita. Foi um time formado em sua maioria por jovens jogadores e que jogavam um futebol envolvente. Nilton Batata um habilidoso ponta direita, Juary centro avante veloz e João Paulo um ponta esquerda que fazia muitos gols. Era um ataque arrasador que tinha ainda Claudinho e Rubens Feijão se revezando na linha de frente e sem deixar o ritmo cair. Pita e Ailton Lira alimentavam este ataque com precisos lançamentos e chegavam tambem na frente para fazerem seus gols.
Com sua excelente técnica, lançamentos precisos e ótimo toque de bola, o jogador foi um dos destaques da Santos naquele ano. Logo de cara, Pita comandou o Santos ao título paulista de 1978, o primeiro após a saída de Pelé. Pita defendeu a camisa alvinegra praiana em 412 jogos e marcou 53 gols.

Em 1984, após seis anos no Santos, Pita foi trocado por Zé Sérgio e seguiu para o São Paulo.
PITA VAI PARA O TRICOLOR PAULISTA


No Tricolor não foi diferente: o jogador continuou fazendo história. Ao lado de Silas, Müller, Careca e Sidney formou uma equipe excepcional. No comando estava o técnico Cilinho, que também apostou na garotada. Não teve muitas chances na seleção brasileira, talvez sua timidez exagerada que o atrapalhava. Pita fez apenas 8 partidas com a camisa amarelinha e foi campeão panamericano em 87. Fez belissimos gols com a camisa tricolor. Pita ditava o ritmo do meio campo do time do São Paulo, era ele o maestro da equipe, que ficou conhecida como "Os Menudos do Morumbi". Esse time conquistou o Campeonato Paulista (85) e Brasileiro (86). Ele teve problemas com o técnico Cilinho, mais uma intervenção da diretoria não deixou que ele saísse precocemente do São Paulo.
O que mais impressionava nesse jogador era a capacidade do drible em espaços curtos e a visão que tinha de jogo.Cansou de colocar Careca e Muller na cara do gol. Uma vez fez um gol antológico contra o Palmeiras (no empate de 4 a 4 em 1985) que ficou marcado nos anais do futebol, um gol que era digno de qualquer apresentação de programa esportivo. Driblou meio time do Palmeiras, driblou o goleiro Emerson Leão e não entrou com bola e tudo por respeito.

TITULOS:
Campeonato Paulista – 1978 – Santos

Campeonato Paulista – 1985 – São Paulo

Campeonato Paulista – 1986 – São Paulo

Campeonato Brasileiro – 1986 – São Paulo

Campeonato Pan-Americano – 1986 – Brasil

PREMIOS

1982 - Santos / Bola de Prata da revista "Placar"

1983 – Santos / Bola de Prata da revista "Placar"

1986 – São Paulo / Bola de Prata da revista"Placar"

Um comentário:

  1. Pita foi um dos grandes talentos do futebol brasileiro nos últimos 30 anos.
    Foi revelado pelo Santos em 1978, participando com sucesso no time conhecido como Meninos da Vila, Campeão Paulista daquele ano. Formou com Aílton Lira uma dupla de meias de muito talento. Se destacava pelo futebol veloz, de toques rápidos e habilidade. Anos depois acabou sendo convocado por Telê Santana para a Seleção Brasileira. Mas não fez parte do grupo de 82. Carlos Alberto Parreira também chamou Pita para alguns jogos.
    Em 1984 foi para o São Paulo, em uma espécie de troca com o Ponta-Esquerda Zé Sérgio. No início parecia que o Santos tinha feito um melhor negócio, já que foi Campeão Paulista neste ano. Mas foi no São Paulo que Pita viveu a melhor fase da sua carreira. Atuou ao lado dos Careca, Silas, Müller e Sídnei, conhecidos como os Menudos do Morumbi, faturando os Paulistas de 85 e 87, além do Brasileirão de 86. Jogava do meio pra frente, mostrando um futebol mais rápido e eficiente que o de Falcão, que era mais lento e cadenciado. Muitos consideraram injusto Pita não ser convocado para a Copa do Mundo de 86, quando estava em grande fase. Um dos momentos mais marcantes no São Paulo foi uma vitória sobre o rival Palmeiras, quando marcou um golaço driblando toda a defesa palmeirense e o goleiro Leão.

    ResponderExcluir