FTT - Futebol de Todos os Tempos

ENTREVISTAS COM EX JOGADORES, TECNICOS, DIRETORES E PESSOAS LIGADAS AO FUTEBOL QUE CONTRIBUIRAM DE ALGUMA FORMA PARA QUE PUDESSEMOS CONHECERMOS UM POUCO MAIS DA HISTORIA DO FUTEBOL BRASILEIRO E MUNDIAL.

domingo, 28 de março de 2010

Encontros Eternizados - GILMAR e YASHIN


Yashin & Gilmar dois dos maiores
goleiros que o mundo já viu. Esta foto
é do dia 30.06.1961.
LEV YASHIN
Yashin revolucionou a posição de goleiro. Com 1,88m de altura e longos braços, foi o primeiro a sair da pequena área para cortar cruzamentos e avanços de atacantes. Discreto e bem colocado, defendia os tiros mais perigosos sem espalhafato. Sua imagem todo vestido de negro à frente da rede branca lhe valeu o apelido de Aranha Negra.
Além de ser o único goleiro a ganhar a Bola de Ouro de melhor jogador da Europa, em 1963, foi o melhor goleiro das Copas de 1958, 1962 e 1966, da Eurocopa de 1960 e 1964 e das Olimpíadas de 1956, 1960 e 1964. Apesar da carreira gloriosa, Yashin conheceu a tristeza no fim da vida: teve uma perna amputada em 1984, sofreu um derrame cerebral em 1986 e morreu em 1990, vítima de câncer no estômago.
GILMAR DOS SANTOS NEVES
Gilmar fez sua estreia na Seleção Brasileira em 1 de março de 1953, na vitória de 8 a 1 sobre a Bolívia, válida pelo Campeonato Sul-Americano (atual Copa América), disputado no Peru. Assim como nos clubes em que passou, Gilmar também fez história na Seleção do Brasil. Em 1958, ajudou a Seleção Brasileira a conquistar a sua primeira Copa do Mundo. Em 1962, repetiu o feito conquistando sua segunda Copa do Mundo com a Seleção Brasileira. Em 1966, Gilmar também estava lá. Porém, ele não teve a mesma glória de 1958 e 1962, embora tivesse jogado duas partidas, e mais tarde seria substituído por Haílton Corrêa de Arruda, o Manga. Gilmar jogou pela Seleção Brasileira até 1969, sendo a vitória de 2 a 1 contra a Inglaterra, em 12 de junho, num amistoso disputado no Maracanã sua última partida pela seleção

2 comentários:

  1. Os dois melhores goleiros do mundo no final dos anos 50 e início da década de 60. Mesmo a Argentina tendo um Amadeo Carrizo, este dificilmente atuava pela Seleção de seu País (brigado após o Mundial da Suécia), perdendo, então, um destaque maior na mídia internacional. Já no Brasil haviam muitos que consideravam Castilho melhor, mas este amargou a reserva do Girafa na Seleção Brasileira. Mas pelas pontes, segurança e agilidade na meta, era difícil haver goleiro melhor que Gilmar. Apenas Yashin se igualava em talento.
    O brasileiro foi feliz por ter jogado em uma brilhante geração. Atuar ao lado dos gênios da Seleção Brasileira da Copa de 58 se tornava fácil ser campeão. Claro que os poucos gols que o Brasil tomou deve-se também muito à ele. Já em 62, também atuou muito bem, apesar de Schroif (Tchecoslováquia) ter sido considerado o melhor da posição neste Mundial. Gilmar dos Santos Neves, além de grande goleiro, foi também um vitoriso no futebol, pois só atuou em equipes vencedoras, como o Corinthians da década de 50, Seleção Brasileira e Santos dos anos 60.
    Lev Yashin foi, sem sombra de dúvidas, o maior e melhor goleiro soviético de todos os tempos. E pra muitos o melhor da posição de todos os tempos. Foi titular absoluto do gol da antiga União Soviética, atuando, como Gilmar, nas Copas do Mundo de 58, 62 e 66. Mesmo fechando o gol, não jogava por uma Seleção tão boa como a do brasileiro, portanto vencer um Mundial era algo impossível.
    Entre os dois, mesmo sendo fã de Gilmar, acredito que Yashin tenha sido melhor. Mas quando perguntavam ao russo quem era o melhor goleiro do mundo, ele respondia: "Gilmar dos Santos Neves"!

    ResponderExcluir
  2. Quero saber como comprar camisas retro diretamente em bh pois vcs tem muitas reclamações com entrega! como faço?

    ResponderExcluir